
Título: A Boa Mesa com Sotaque Italiano
Autor: Iotti
Sinopse: O Anonymus Gourmet rodou as mesas do mundo, hospedou-se em hotéis seiscentistas com volumosos carpetes macios, provou vinhos de safras raras, dialogou com princesas e aportou em Porto Alegre para encantar milhares de telespectadores e leitores com sua simpatia e suas receitas. Já o Radicci teve a vida um pouco mais difícil. E se seus dias não foram exatamente passados em carpetes macios, pelo menos ele fez rir a milhares e milhares de pessoas. Na serra gaúcha, filho de imigrantes italianos, ele ajudou a mostrar ao Brasil a vida, a alma e o humor deste povo brasileiro por opção.Claro que entre as maneiras fiorentinas do Anonymus e a grossura sem concessões do Radicci, há poucas coisas em comum. Só a generosa e universal fraqueza pela mesa os une. E aí está a razão deste livro. Uma das gastronomias mais sofisticadas e deliciosas deste país é sem dúvida a cozinha da imigração italiana. São sabores e surpresas dos mais transcendentais dos quais Radicci é portador e o Anonymus reverencia e subscreve.São receitas recolhidas na tradição colonial da serra gaúcha, além de receitas manipuladas e criadas pelo próprio Anonymus a partir das alquimias já existentes, adornadas por tiras e charges politicamente incorretas do Radicci. E ao final, uma raridade: pela primeira vez no Brasil, a publicação do livro 100 recetti veneziani (100 receitas de Veneza). Uma série de receitas publicadas no início do século passado, baseadas na gastronomia do Venetto, região de onde vieram a grande maioria dos imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil.
Contexto da obra
Na Gastronomia, livros como este costumam ser lidos tanto com a cabeça quanto com o apetite. “A Boa Mesa com Sotaque Italiano”, de Iotti, publicado pela editora L&PM, em 2003 e com 216 páginas, integra a categoria Livros de Gastronomia. Na prática, isso ajuda a entender por que obras assim podem valer tanto pelo uso quanto pelo repertório que oferecem.
Editora: L&PM
Páginas: 216
Ano: 2003
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8525413240
ISBN13: 9788525413246
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,410
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,50
Sobre a editora
Os livros da editora L&PM oferecem uma experiência de leitura que transita entre o clássico e o contemporâneo, com obras que exploram desde narrativas densas e filosóficas até histórias leves e envolventes. O catálogo traz tanto romances policiais com tramas intricadas e personagens que investigam mistérios quanto crônicas e relatos de viagem que evocam imagens vívidas de culturas e lugares distantes. Há um cuidado evidente com a diversidade de temas, que vão da literatura juvenil e infantojuvenil até obras de não ficção sobre comportamento e história, sempre com uma linguagem acessível e um ritmo que pode variar entre o mais reflexivo e o mais ágil.
