
Título: A História Secreta da Rede Globo
Autor: Daniel Herz
Sinopse: Trata-se de um livro raro, difícil de se achar em livrarias, mas que está disponível gratuitamente na internet. Apresentada pelo jornalista Daniel Heiz, como tese de mestrado Universidade de Brasília em 1983, ”A História Secreta da Rede Globo” aborda o problema da introdução de tecnologias de comunicação no Brasil. O melhor do livro, porém, é a explicação de como a Globo, que foi construída com capital estrangeiro, chegou ao que é. Com um poder tal, que é capaz de fazer presidentes - desde que eles façam acordos que lhe convém. A Globo , se quiser, pode ainda manipular a Bolsa de Valores, interferir nas ações policiais e em CPIs e ainda fazer bandidos e mocinhos. E é óbvio que suas novelas e certos programas de auditório têm sempre o mesmo objetivo: alienar os jovens e destruir a estrutura familiar.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A História Secreta da Rede Globo”, de Daniel Herz, publicado pela editora Tchê, em 1987 e com 304 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Tchê
Páginas: 304
Ano: 1987
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9999999999
ISBN13: 9789999999991
Sobre a editora
Os livros da editora Tchê apresentam um olhar atento às complexidades da experiência humana, frequentemente explorando tensões entre indivíduo e sociedade. O catálogo traz obras que transitam entre narrativas de forte carga histórica e relatos que dialogam com a cultura regional, especialmente do Rio Grande do Sul, mesclando temas como política, folclore e memória. O tom varia do ensaístico e analítico ao humorístico e fantástico, com textos que ora convidam à reflexão crítica, ora à imersão em causos e personagens marcantes. Essa diversidade sugere um público que valoriza tanto o aprofundamento sociopolítico quanto a literatura com sabor local e traços de oralidade.
