
Título: Antropologia dei sensi
Autor: Helmuth Plessner
Sinopse: Helmuth Ptessner, uno dei fondatori dell'antropologia filosofica, indaga sulla dimensione corporea della nostra esistenza. Qual è il "senso dei sensi"? Perché la vista risulta più legata alla conoscenza scientifica rispetto agli altri sensi? Cosa succede quando qualcosa viene tradotto da un senso a un altro, da un gesto a un suono, da una parola a un grafico? La principale novità sta nel fatto che si conduce un esame specifico delle diverse modalità sensoriali e delle prestazioni culturali a esse legate, dal rappresentare al danzare, dal parlare al calcolare, facendo chiarezza sui vari modi in cui facciamo esperienza del mondo.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Antropologia dei sensi”, de Helmuth Plessner, publicado pela editora Cortina Raffaello, em 2008 e com 123 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cortina Raffaello
Páginas: 123
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9788860302076
ISBN13: 9788860302076
Sobre a editora
Os livros da editora Cortina Raffaello costumam explorar temas densos e complexos, com foco em áreas como física teórica, psicanálise e filosofia. A leitura tende a ser profunda e reflexiva, muitas vezes abordando questões científicas e humanas a partir de perspectivas rigorosas e detalhadas. O tom varia entre o didático e o analítico, com narrativas que exigem atenção ao desenvolvimento de conceitos e teorias, além de relatos pessoais e entrevistas que trazem uma dimensão mais íntima e vivencial. O catálogo sugere uma preocupação em conectar saberes científicos com experiências humanas, especialmente no campo da psicologia e da psicanálise, sem abrir mão da precisão e do rigor intelectual. Há obras que dialogam com públicos especializados, mas também textos que buscam aproximar temas complexos de leitores não necessariamente técnicos.
