
Título: Cinema e educação: 200 filmes sobre a escola e a vida
Autor: Sérgio Rizzo
Sinopse: Em meados de 1997, o jornalista Marco Antonio Araújo — responsável pelo projeto de Educação e seu editor por alguns anos — fez o convite para que eu assumisse uma coluna sobre cinema na revista. Nenhum de nós imaginava, naquele momento, que a colaboração fosse se estender por quase 17 anos e cerca de 200 edições, sob a chancela de diversos outros editores — inclusive eu mesmo, que tive o prazer de chefiar a equipe em 2005 e 2006, e Rubem Barros, atual diretor editorial da Editora Segmento, a quem agradeço pela oportunidade de reunir o trabalho nesta série de e-books. Oportunidade que me deixou, devo admitir, um tanto desconcertado. Ler e editar textos que escrevemos há muito tempo leva a uma sensação curiosa: o autor é uma figura familiar, a que encontramos diariamente ao olhar para o espelho, mas às vezes parece mesmo outra pessoa — pela ênfase em certos aspectos dos filmes, pelos comentários sobre temas educacionais, culturais e sociopolíticos, até mesmo pela construção de frases e uso de palavras. Quero com isso dizer que, se fosse convidado hoje a escrever novas análises para a Educação sobre os títulos reunidos nesta coletânea, faria provavelmente textos muito diferentes. Eles manteriam, em linhas gerais, o juízo que expressei sobre os filmes na ocasião, mas espelhariam preocupações distintas. A seleção de filmes para a coluna obedeceu a diversos critérios. A coordenada mais importante, estabelecida desde o início com Araújo, foi a de adotar um conceito amplo para delimitar o leque de filmes que poderiam interessar ao leitor de Educação. Representações da escola, dos processos de ensino e aprendizagem e das condições de trabalho de educadores constituíram, evidentemente, assuntos de grande relevância. Mas outros temas correlacionados a esses — como as representações da infância, da adolescência e da juventude — e também aspectos do mundo em que vivemos pautaram a escolha dos filmes, assim como idiossincrasias pessoais.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Cinema e educação: 200 filmes sobre a escola e a vida”, de Sérgio Rizzo, publicado pela editora Segmento, em 2014 e com 380 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Segmento
Páginas: 380
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788589636162
Sobre a editora
Os livros da editora Segmento costumam explorar temas ligados à psicologia, neurociência e educação, apresentando reflexões que conectam ciência e cotidiano. A experiência de leitura frequentemente envolve um tom informativo e didático, com textos que abordam desde o funcionamento do cérebro até a influência da cultura e linguagem no psiquismo. O catálogo sugere obras que mesclam análise científica com aplicações práticas, como o impacto da tecnologia na vida emocional e a psicologia aplicada a situações reais, como entrevistas de emprego ou cuidados pessoais. Há também uma atenção recorrente à saúde mental e física, com textos que discutem desde doenças neurodegenerativas até estratégias para lidar com o estresse e a motivação. Ao navegar pelo catálogo da Segmento, percebe-se um equilíbrio entre conteúdos mais densos e outros que adotam um ritmo acessível, aproximando temas complexos do leitor interessado em entender melhor o comportamento humano e as relações sociais.
