
Título: Diferenca E Inclusao Na Escola
Autor: Varios
Sinopse: Inclusão e diferença. Diferença e arte. Arte e modos de narrar o outro. Infância como devir outro. Identidade e diferença. Diferença. Normalização. Educação de surdos. Gênero. Raça/Etnia. Inclusão digital. A infância. Politicas de inclusão, acessibilidade... Não se trata da ementa de mais uma disciplina em cursos de licenciatura ou especialização em educação inclusiva. Mas se trata de repetir temas tratados na literatura educacional para que, no exercício da repetição, consigamos pensá-los de outras formas. Essa é a proposta do presente livro— pensar de outras formas a diferença e a inclusão, ora relacionando um tema com o outro, ora contrastando-os, ora tensionando a redução da diferença na diversidade, ora mostrando os inúmeros jogos neoliberais que sustentam as relações determinantes da própria necessidade da inclusão. Trata-se do esforço de Morgana Domênica Hattge e Rejane Ramos Klein para reunir autores os quais, ao tomarem a inclusão como objeto de reflexão, a torcem e fazem aparecer seus limites. Repetir... Não se trata de um livro contra a inclusão, nem tampouco de festejo à diferença, entendida como diversidade ou nos limites da identidade. Trata-se de mostrar que a inclusão está para a acessibilidade e a diversidade assim como a diferença está para o devir, o inusitado, aquilo que transborda e escapa do disciplinar e do controle.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Diferenca E Inclusao Na Escola”, de Varios, publicado pela editora CRV, em 2014 e com 234 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: CRV
Páginas: 234
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8544405045
ISBN13: 9788544405048
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,600
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,50
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
