
Título: Encarceramento e Sistema Penal
Autor: Ana Lucia Tavares Ferreira
Sinopse: Este livro é resultado da tese de doutorado defendida com brilho junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ —, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito, por Ana Lúcia Tavares Ferreira. O trabalho foi por mim orientado e teve como examinadores os professores doutores Artur Gueiros, Patrícia Glioche, Rodrigo Roig e Jean-Paul Céré. O presente trabalho tem o mérito de tratar de tema de inegável importância e atualidade, diante da interminável situação caótica do sistema penitenciário brasileiro, que é, ao mesmo tempo, superlotado, inseguro e violador de direitos. Vale ressaltar que a compreensão do fenômeno da superlotação carcerária no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros lugares do mundo, não é tema satisfatoriamente estudado e a produção bibliográfica brasileira sobre o tema é bastante pobre e genérica e debate em si é, usualmente, muito superficial. Não raro, as causas apontadas a medidas a serem adotadas são decorrentes de simplificações e ideias preconcebidas. O livro é profundo, bem pesquisado, atualizado, e toma uma posição rara no Brasil, num tema marcado por simplificações e estereótipos. Certamente, não é um trabalho imune a críticas, mas constitui contribuição fundamental e indispensável para todos aqueles que se interessam pelo tema. O resultado é o que o público leitor examinará. Um trabalho elaborado com cultura, com clareza e riqueza bibliográfica. Acabamento: Brochura. Peso: 300g. Dimensões: 23 x 16 x 1.
Contexto da obra
Dentro do catálogo, este livro pode ser situado a partir do tema, da autoria e da proposta editorial. “Encarceramento e Sistema Penal”, de Ana Lucia Tavares Ferreira, publicado pela editora Liber Ars, em 2019 e com 236 páginas, integra a categoria Direito Penal. Esse enquadramento pode tornar mais clara a proposta do livro e o tipo de interesse que ele costuma despertar.
Editora: Liber Ars
Páginas: 236
Ano: 2019
Edição: 1ª EDIÇÃO
Linguagem: Português
ISBN:
ISBN13: 9788594591845
Sobre a editora
Os livros da editora Liber Ars convidam o leitor a um mergulho profundo em temas que cruzam as fronteiras entre o Direito, a Filosofia e as Ciências Sociais. A experiência de leitura tende a ser densa, com obras que dialogam entre o acadêmico e o ensaístico, muitas vezes explorando questões complexas como justiça, comportamento social, memória histórica e transformações políticas. O tom costuma ser reflexivo e analítico, com textos que valorizam o rigor conceitual e a interdisciplinaridade, mas que também apresentam narrativas históricas marcadas por tensão e contexto social. O catálogo revela uma predileção por obras que articulam teoria e prática, contemplando desde estudos filosóficos até relatos ambientados em períodos históricos específicos, proporcionando uma visão multifacetada do pensamento contemporâneo e passado.
