
Título: Estudos Filológicos (Antonio de Moraes #1)
Autor: Antenor Nascentes
Sinopse: Nenhum linguista brasileiro teve como Antenor Nascentes o senso da oportunidade de uma obra. Muito haveria ainda que falar da linguística filológica. A releitura de suas obras veio avivar a saudade de alguns momentos bem vividos. Esta obra aborda sobre a Filologia Portuguesa e Românica, Linguística histórica e descritiva, a Língua Portuguesa e outras línguas, fonética e fonologia da L. Portuguesa, morfologia e sintaxe diacrônica e sincrônica, lexicologia e lexicografia (LP) , dicionário etimológico, questões ortográficas, dialectologia brasileira, estudos de Literatura Brasileira etc.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Estudos Filológicos (Antonio de Moraes #1)”, de Antenor Nascentes, publicado pela editora Academia Brasileira de Letras, em 2003 e com 748 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Academia Brasileira de Letras
Páginas: 748
Ano: 2003
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788574400679
Sobre a editora
Os livros da editora Academia Brasileira de Letras oferecem uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico e atenção à tradição literária brasileira e de língua portuguesa. O catálogo privilegia obras que exploram a poesia e a prosa clássicas, com destaque para estudos aprofundados sobre autores consagrados e suas obras, além de publicações que abordam a língua portuguesa em suas múltiplas facetas, como dicionários e vocabulários ortográficos. As narrativas e ensaios frequentemente apresentam um tom denso e reflexivo, com linguagem que pode variar do poético ao didático, contemplando desde análises literárias até registros históricos e biográficos. A diversidade do catálogo permite ao leitor transitar entre textos mais narrativos, como contos e romances, e outros mais informativos, como obras de referência linguística e arquivos acadêmicos.
