
Título: Ética e Educação. Uma Abordagem Atual
Autor: Renato José de Oliveira
Sinopse: A ética está hoje na ordem do dia. É discutida pelas mídias impressas, virtuais e televisadas e faz parte do cotidiano das escolas, das famílias, dos grupos religiosos e comunitários, das rodas de amigos, figurando, enfim, nos mais diferentes espaços sociais. As pessoas, preocupadas com os crescentes níveis de violência, tanto nas grandes como nas pequenas cidades, com a corrupção e com o desrespeito a regras básicas da convivência humana, têm se debruçado sobre os problemas éticos da atualidade. O GPEE (Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação) tem buscado, desde 2003, quando foi fundado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolver estudos e pesquisas sobre como a ética vem sendo tratada na educação escolar, examinando implicações para a formação do caráter das crianças e dos adolescentes. O grupo se caracteriza pelo pluralismo das opiniões e dos referenciais teórico-metodológicos que norteiam suas pesquisas. Quem tiver a oportunidade de ler nossos textos perceberá que autores como Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca e Michel Meyer (estudiosos do campo da retórica e da argumentação), Alasdair McIntyre (filósofo escocês que desenvolve pesquisas sobre a ética ligada à filosofia e à sociologia, com origem nos estudos de Aristóteles) e Theodor W. Adorno (teórico ligado à escola de Frankfurt e protagonista da crítica à indústria cultural), além de alguns outros pensadores, se fazem presentes e iluminam as reflexões que desenvolvemos. Por sua vez, as discussões empreendidas nos dez capítulos que compõem este livro são fruto de quase seis anos de trabalho e giram em torno da ética, mas também de questões a ela correlatas, como a estética, a produção do conhecimento, a cultura, a crise econômica mundial, etc. Nosso objetivo é proporcionar aos leitores um encontro agradável e substantivo com problemas que enfrentamos tanto em nível macro, como nos micro-espaços sociais em que nos achamos inseridos. Pretendemos, assim, repartir com vocês as nossas propostas e inquietações sobre temáticas tão ricas e tão desafiadoras para todos, educadores ou não, na atualidade. Convidamos vocês a participarem desse desafio com críticas e sugestões que, para nós, serão muito importantes e muito bem vindas! Façam contato! O GPEE terá muito gosto em recebê-los, pois está de portas abertas para o diálogo!
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Ética e Educação. Uma Abordagem Atual”, de Renato José de Oliveira, publicado pela editora CRV, em 2009 e com 200 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: CRV
Páginas: 200
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8562480266
ISBN13: 9788562480263
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,416
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
