
Título: livro romance de asilo monteiro andre Ed. 2019
Autor: Monteiro André
Sinopse: O que o narrador, digo, Narrador deste livro quer mesmo é “outra coisa”. Outra coisa que não o real imediato. Que não o mundo terraplanado, corrompido, prostituído e bolsomorizado. Que não o Brasil-asilo, brasilo. Que não a vida ordinária que ele, Narrador deste livro, vive “se é certo que vive”, poetaria CDA. Que não os limites da prosa, da poesia, da filosofia ou do baralho a quatro. Que não o fcbk – o lado menos book do que face do fcbk. Ex-“aluno-ouvinte do medo e da coragem do mestre Riobaldo”, o Narrador deste livro, discípulo também da avacalhação sganzérlica, nos leva com sua lábia pop-cult a acompanhá-lo até dentro de um mundo turbilhonante e sem saída, como a tarde de um azyllo muito louco durante a semana, inclusive nos domingos e feriados: “Pena que eu não possa dizer a vocês, de um modo convincente, que quem aqui escreve já morreu. Até onde eu saiba, eu não sou um Narrador confiável”. Para que tudo isso, perguntaria, entediado, um leitor (ok, uma leitora, ou um/e leitore, isto é óbvio, também poderia fazer tal pergunta) que também quer outra coisa, neste momento do Brasil e do mundo em que a maioria dos auto-denominados humanos (bem como as auto-denominadas humanas, es auto-denominades humanes etc.) parece só querer mais do mesmo, ainda que esse mesmo venha com aparência, gosto, cheiro, peso, tamanho e espessura de “outra coisa”? Talvez o Narrador deste livro livre passasse a pergunta para o Miguel, seu filho de um ano e pouco, pequeno avaliador de inauditas possibilidades criativas contidasem embalagens de brinquedos. Talvez. Porque as crianças não fingem que sabem algo. Nem fingem querer outra coisa. Ou mostram o que sabem ou nem dão pelota para a pergunta. Vão lá e coisam o que ainda não foi coisado. Ricardo Aleixo
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “livro romance de asilo monteiro andre Ed. 2019”, de Monteiro André, publicado pela editora Editora Circuito, em 2019 e com 250 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Editora Circuito
Páginas: 250
Ano: 2019
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8595820473
ISBN13: 9788595820470
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,300
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 12,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Circuito convidam o leitor a explorar territórios onde arte, cultura e pensamento se entrelaçam de forma densa e reflexiva. A experiência de leitura é marcada por narrativas que transitam entre o ensaio crítico, a poesia experimental e relatos que dialogam com questões sociais e políticas contemporâneas, muitas vezes a partir de perspectivas sensoriais e corporais. O tom varia entre o contemplativo e o provocativo, com textos que desafiam categorias fixas e estimulam múltiplas interpretações. O catálogo sugere um interesse constante pela investigação da arte em seus mais diversos modos de atuação, incluindo práticas coletivas, espaços alternativos e o cruzamento entre estética e ativismo.
