
Título: Meu Livro de Folclore
Autor: Ricardo Azevedo
Sinopse: O livro reúne contos populares, trovas, parlendas e ditados que fazem parte da cultura popular de nosso país possibilitando o contato com textos da tradição oral. Entre os contos apresentados temos um de esperteza, um de encanto, um de susto e outro de riso. Encontramos também, trava-línguas, um bestiário com personagens de nossa tradição, adivinhas, brincadeiras com frases e versos, além de uma nota do autor fazendo uma rápida apresentação de sua intenção ao escrever esse livro: “tentei compor um minúsculo painel mostrando, pelo menos um pouco, a poesia, o encanto, o mistério, a sabedoria, a malícia e a alegria de um dos inúmeros aspectos do folclore: a literatura popular”. As ilustrações são também do autor, remetendo-nos com seu traço colorido às imagens encontradas na pintura popular brasileira. (Maria Silvia Pires Oberg apud Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil – São Paulo – V.8 – P. 1-211 – 1997 Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato)
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Meu Livro de Folclore”, de Ricardo Azevedo, publicado pela editora Ática, em 2002 e com 71 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Ática
Páginas: 71
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8508064500
ISBN13: 9788508064502
Sobre a editora
Os livros da editora Ática apresentam uma diversidade que vai do universo infantil às análises acadêmicas, com uma clara ênfase em conteúdos educativos e narrativas que exploram a história e a cultura. O leitor pode encontrar desde histórias que abordam conflitos pessoais e familiares em cenários urbanos até relatos que desvendam períodos históricos, como a Idade Média e a formação da língua portuguesa. O tom varia entre o didático e o narrativo, com obras que dialogam com públicos jovens e adultos, incluindo temas como sociologia da educação, geografia crítica e literatura americana. Essa pluralidade no catálogo revela um equilíbrio entre textos informativos, com linguagem acessível, e narrativas que estimulam a imaginação e a reflexão.
