
Título: Os (inter)discursos na Formação Docente em Letras
Autor: José Marcos Ernesto Santana de França
Sinopse: O livro Os (inter)discursos na formação docente em Letras, ora lançado pela Editora Appris, é uma obra que interessa a todos que lidam com a formação docente, inicial e continuada, na área das linguagens. É uma leitura que leva à reflexão sobre a formação docente inicial a partir dos discursos de quem são o alvo dessa formação – os sujeitos-alunos do curso de Letras – e que pode se estender à formação continuada. A obra se debruça sobre respostas fornecidas em questionário aplicado a alunos concludentes de Letras sobre certas categorias linguísticas relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, e analisa os dizeres sob os aportes da AD francesa, com o propósito de evidenciar e revelar que discursos e interdiscursos constituem esses dizeres e o quanto isso denuncia a respeito de sua formação no decorrer do processo. Ou seja, se procura deslindar, por meio da análise dos (inter)discursos, em quais bases teórico-linguísticas a formação docente em Letras se sustenta. Este livro, sem dúvida, é destinado a todos aqueles que têm interesse nas áreas das Letras e da Linguística e de áreas afins, como a Educação, que lidam com a formação docente, seja inicial, seja continuada. Trata-se, portanto, de uma leitura, no mínimo, recomendada ao professor que já atua no ensino básico e no ensino superior e ao futuro professor de Língua Portuguesa, que precisam estar atualizados com as discussões acadêmicas em torno da formação docente e seu processo e das pesquisas linguísticas em torno da língua/linguagem e o seu ensino.
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “Os (inter)discursos na Formação Docente em Letras”, de José Marcos Ernesto Santana de França, publicado pela editora Appris Editora, em 2019 e com 175 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: Appris Editora
Páginas: 175
Ano: 2019
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8547328645
ISBN13: 9788547328641
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,200
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,10
Sobre a editora
Os livros da editora Appris Editora apresentam um olhar atento a temas contemporâneos e questões sociais, educacionais e culturais, com textos que transitam entre análises teóricas e relatos práticos. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre educação, saúde, direitos humanos e práticas profissionais, com uma linguagem que varia entre o acessível e o acadêmico, sempre com densidade conceitual. O catálogo indica uma preocupação com a formação de sujeitos em contextos diversos, desde a infância até a vida adulta, e com temas que dialogam com políticas públicas, inovação e práticas interdisciplinares. Há obras que exploram desde o ensino formal e suas metodologias até debates sobre sexualidade, envelhecimento, cultura e memória, revelando um perfil editorial que privilegia o aprofundamento e a problematização social.
