
Título: Paganisme dans l'Empire romain (Le)
Autor: Ramsay Macmullen
Sinopse: Le professeur MacMullen nous donne un bulletin de santé du paganisme avant la victoire officielle du christianisme, un paganisme sans souci de résurrection ni d'immortalité. De l'efficacité de leurs dieux classiques (et non de nouveaux dieux orientaux), des plaisirs offerts par les riches dans les temples : spectacle des rituels et grands festins, les populations de l'Empire étaient satisfaits, à part une poignée d'intellectuels. Les religions de l'Empire se portaient bien : privées de leurs moyens fianciers, elles ont été assassinées.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Paganisme dans l’Empire romain (Le)”, de Ramsay Macmullen, publicado pela editora Presses Universitaires France e em 1969, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Presses Universitaires France
Páginas: 0
Ano: 1969
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 2130398723
ISBN13: 9782130398721
Sobre a editora
Os livros da editora Presses Universitaires France convidam a uma imersão densa e reflexiva em temas filosóficos, históricos e sociais, com foco em análises conceituais e interpretações críticas. A leitura costuma exigir atenção ao rigor terminológico e à argumentação detalhada, marcada por um tom acadêmico e um ritmo que privilegia o aprofundamento das ideias. O catálogo sugere obras que exploram desde a filosofia da linguagem e do símbolo até questões políticas e culturais, passando por estudos históricos e jurídicos. Há um equilíbrio entre textos mais teóricos e outros com abordagem histórica ou sociológica, o que permite ao leitor navegar entre perspectivas mais abstratas e outras mais contextualizadas.
