
Título: Pessoas e organizações volume 1
Autor: unknown author
Sinopse: Os temas apresentados neste livro estão relacionados às três áreas de estudo da Gestão de Pessoas: Comportamento Humano nas Organizações; Métodos e Técnicas de Gestão de Pessoas e Relações de trabalho e Subjetividade nas organizações. Os pesquisadores do GEPPO trazem a reflexão acerca de temas de suas pesquisas como a qualidade de vida e sua relação no ambiente laboral; discutem sobre o envelhecimento e o trabalho sob o ponto de vista de longevidade. Contribuem com uma reflexão sobre o conceito de greve e sua aplicação ao setor público brasileiro. Apresentam, ainda, reflexões acerca do trabalho nas sociedades ocidentais e como as organizações são desafiadas para o novo modelo de gestão de pessoas. Outra importante contribuição está na análise acerca dos principais fatores estressores no ambiente de trabalho, pois de sua concepção nasce a agenda crítica dos gestores visando uma melhor QVT no ambiente do trabalho. Acerca da cultura Organizacional, o estudo acerca de processos de mudança cultural vislumbra o enfrentamento da questão para criar valores compartilhados e éticos. São abordados aspectos do contrato psicológico do trabalho, impacto da jornada de trabalho na saúde mental dos trabalhadores, desafios da gestão de desempenho e temas atuais e instigantes para a gestão crítica de pessoas em organizações. Os autores discutem questões importantes e destacam como os processos de gestão de pessoas nas organizações, desde os processos seletivos, contribuem para a concepção macro e estratégica, como os impactos da reforma trabalhista, pois trazem a perspectiva da gestão nos novos tempos no país.
Contexto da obra
Na Psicologia, livros como este costumam interessar tanto pela formação quanto pela reflexão que propõem. “Pessoas e organizações volume 1”, de unknown author, publicado pela editora CRV, em 2019 e com 248 páginas, integra a categoria Livros de Psicologia. Esse enquadramento ajuda a situar melhor a obra entre leitura acadêmica, interesse clínico e reflexão sobre experiência humana.
Editora: CRV
Páginas: 248
Ano: 2019
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9788544432211
ISBN13: 9788544432211
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
