
Título: Quilombos: Identidade étnica e territorialidade
Autor: Eliane Cantarino O'Dwyer
Sinopse: Este livro reúne trabalhos de antropólogos, historiadores, advogados e procuradores, que ficalizam, em detalhe, casos específicos de remanescentes de quilombos, assim como discussões conceituais que procuram elucidar aspectos teóricos e metodológicos relativos à questão dos quilombos. Leitura interessante para todos os profissionais que trabalham na área, bem como aos preocupados com a construção de uma sociedade mais justa no Brasil.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Quilombos: Identidade étnica e territorialidade”, de Eliane Cantarino O'Dwyer, publicado pela editora Editora FGV, em 2002 e com 268 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora FGV
Páginas: 268
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8522503753
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Editora FGV oferecem uma leitura focada em temas ligados às ciências sociais, jurídicas e econômicas, com abordagens que privilegiam o rigor analítico e a clareza didática. A experiência de leitura costuma envolver textos que discutem políticas públicas, gestão, direito e economia, com frequência apoiados em pesquisas e dados empíricos. O tom varia entre o mais acadêmico e o acessível, especialmente em obras que fazem sínteses para estudantes e profissionais. O catálogo revela um interesse constante pela reflexão sobre o desenvolvimento do Brasil, a modernização das instituições e a complexidade das relações sociais e econômicas contemporâneas. Há obras que exploram desde fundamentos teóricos até aplicações práticas, como gestão de cooperativas ou análise de políticas públicas.
