
Título: Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som
Autor: Cecília Souza
Sinopse: Poucos personagens da vida cultural da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro terão proporcionado a ela a contribuição que Ricardo Cravo Albin vem fazendo ao longo da sua infatigável vida. Trabalhador criativo, hábil negociador institucional, honesto, charmoso não há área que tenha atuado seja na música, na história, na pesquisa, na gestão pública ou nas outras muitas onde tem deixado um rastro de respeito e incentivo à criação artística. O seu círculo de amizades é infindável, cobre a vida artística do Rio de Janeiro e tem amarras em todo o Brasil. No desafio que se desenvolve e se refina há 6 anos Cecília Costa dedica-se neste livro a contar carinhosamente um pouco desta vida e mostrá-la em fotos, tarefa hercúlea que contou com o apoio de Ricardo e de uma legião de amigos e colaboradores. Duas criações de Ricardo são emblemáticas e mudam a nossa história cultural. O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira (DICA) cujas histórias, entremeadas pela descrição da trajetória de vida de Ricardo, do Brasil, desta cidade que ele tanto ama e de seus personagens mais amados - seus artistas - estão aqui retratadas. Uma época posta em texto através de pessoas e episódios fascinantes.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som”, de Cecília Souza, publicado pela editora Edições de Janeiro, em 2018 e com 400 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Edições de Janeiro
Páginas: 400
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8594730187
ISBN13: 9788594730183
Sobre a editora
Os livros da editora Edições de Janeiro convidam o leitor a explorar narrativas que transitam entre história, cultura e reflexões contemporâneas. O catálogo traz obras que mesclam relatos pessoais, como diários de viagem, com estudos mais densos sobre temas sociais, ambientais e políticos. A leitura costuma ser enriquecida por imagens, documentos e uma linguagem acessível, que ora se aproxima do ensaio, ora do relato memorialístico. Há um cuidado perceptível em apresentar contextos brasileiros e latino-americanos, com atenção a personagens históricos, biografias e movimentos culturais, sempre com um tom que privilegia a reflexão sem perder a fluidez.
