
Título: Sonhos: Do cotidiano ao arquetípico
Autor: Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro (Org.)
Sinopse: Desvelar a riqueza de nossa vida onírica sempre despertou o interesse de vários estudiosos, principalmente de C. G. Jung que, de fato, mostrou como os sonhos são a via régia para o inconsciente, fonte inesgotável de sabedoria articulada à vida arquetípica. Daí a importância do trabalho com os sonhos, pois eles nos colocam em direção de nós mesmos, do autoconhecimento e são instrumentos de transformação e equilíbrio psíquico e, portanto, de saúde. Convidamos você a fazer esta imersão. Além de explorar a riqueza do trabalho psíquico com os sonhos, procuramos fazer articulações com a literatura, o cinema, ver seu significado em algumas culturas e crenças religiosas, tipos de sonhos, sonhos - imaginação ativa e a morte.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Sonhos: Do cotidiano ao arquetípico”, de Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro (Org.), publicado pela editora Wak, em 2010 e com 232 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Wak
Páginas: 232
Ano: 2010
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8578541200
ISBN13: 9788578541200
Sobre a editora
Os livros da editora Wak apresentam uma preocupação constante com temas ligados à educação, desenvolvimento humano e práticas pedagógicas, frequentemente abordando a infância, a escrita e a ética sob um viés reflexivo e aplicado. A leitura tende a ser densa, porém acessível, com textos que combinam fundamentação teórica e propostas práticas, como atividades para professores ou estratégias para pais e educadores. O tom varia entre o didático e o crítico, com obras que exploram desde a neurociência aplicada à meditação até a filosofia clínica na educação, criando um diálogo entre teoria e prática. No catálogo, há tanto livros que propõem reflexões profundas sobre saúde mental e ética quanto materiais que valorizam o aspecto lúdico e afetivo no desenvolvimento infantil.
