
Título: VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE JOVENS COM PARCEIRO ÍNTIMO E SEUS PARES
Autor: Maria Conceição Oliveira Costa
Sinopse: O livro Violência nas relações de jovens com parceiro íntimo e seus pares: perspectivas de abordagem quantitativa e qualitativa é o resultado de um amplo projeto que investiga o mesmo fenômeno: a violência no contexto relacional de jovens com parceiros íntimos, seus pares e fatores ligados às relações interpessoais e ambientais precedentes. O objetivo da obra é apresentar as etapas da experiência de pesquisa, com abordagens distintas, quantitativa e qualitativa, utilizando diferentes procedimentos de coleta e análise de dados. Os capítulos obedecem ao fluxo das etapas de desenvolvimento do projeto: inicialmente, a implementação dos processos de adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas do instrumento de pesquisa Parcour amoreux des jeunes/PAJ – Percurso amoroso de jovens/PAJ –, etapa necessária e fundamental à adequação do instrumento, para aplicação em contexto brasileiro. Em seguida, o desenvolvimento dos Subprojetos, os quais abordam diferentes manifestações violentas, na condição de vítima, agressor e reciprocidade agressiva, do convívio cotidiano, com parceiro íntimo e pares, considerando a multiplicidade e sutileza dos eventos e os antecedentes (ambientais e interpessoais). As principais metas das investigações foram: ampliar e aprofundar o leque de conhecimentos sobre o tema e a diversidade de atitudes violentas nos relacionamentos; compreender os fatores intervenientes na dinâmica do ciclo geracional da violência interpessoal; divulgar e incentivar novas investigações nessa área; subsidiar propostas, programas e políticas direcionadas à juventude, sensibilizando sobre a importância dos vínculos saudáveis e pacíficos, em favor da saúde física e mental das gerações, atual e futura.
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE JOVENS COM PARCEIRO ÍNTIMO E SEUS PARES”, de Maria Conceição Oliveira Costa, publicado pela editora APPRIS, em 2021 e com 207 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: APPRIS
Páginas: 207
Ano: 2021-08-04
Edição: 1
Linguagem: pt
ISBN: 6525005329
ISBN13: 9786525005324
Sobre a editora
Os livros da editora APPRIS convidam a uma leitura que combina rigor acadêmico com um olhar atento às questões sociais, culturais e ambientais contemporâneas. A experiência de leitura frequentemente traz análises detalhadas sobre temas como educação especial, sustentabilidade, direitos indígenas e história social, sempre com um tom reflexivo e fundamentado em pesquisas sólidas. O catálogo reúne obras que transitam entre abordagens teóricas e relatos de campo, muitas vezes em contextos brasileiros ou latino-americanos, oferecendo ao leitor um contato direto com debates atuais e complexos. Em meio a esse cenário, há textos que exploram desde a filosofia e a psicanálise até a museologia e a comunicação, revelando uma diversidade que se equilibra entre o mais narrativo e o mais analítico.
