
Título: 40 Viagens e Um Roteiro
Autor: Zedu Lima
Sinopse: Embarcar em sonhos que esperam serem realizados em aeroportos, portos, países e cidades alhures. Embarcar, sem sair do lugar, pelas lembranças que nos levam aos mais surpreendentes destinos. Em 40 crônicas, o autor narra as experiências por que passou em suas viagens por cidades européias e brasileiras.Também viaja pelos intrincados caminhos de suas recordações, provocadas pela dedicatória em um disco, uma música, a descoberta de um livro na estante, um remoto encontro com um escritor, a infância na casa do avô. No primeiro caso, ele se distancia da rota de um guia turístico para se ater nas sensações que o contato com uma nova cultura, com os hábitos vivenciados nas relações interpessoais nos locais visitados provocaram. Revela, ainda, como as recordações são um passaporte para inesperadas viagens. Para concluir, o autor inclui um roteiro cinematográfico que desenvolveu para um filme curta-metragem. Ao prefaciar este trabalho, o escritor Ignácio de Loyola Brandão comentou: Zedu não precisa de apresentações, os textos dele se aninham no colo da gente, como gatos que ronronam.
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “40 Viagens e Um Roteiro”, de Zedu Lima, publicado pela editora Livrus, em 2013 e com 192 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Livrus
Páginas: 192
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8564855607
ISBN13: 9788564855601
Sobre a editora
Os livros da editora Livrus apresentam uma diversidade que transita entre reflexões profundas sobre o comportamento humano e narrativas que exploram universos fantásticos e existenciais. O catálogo revela uma preferência por textos que convidam à introspecção, seja por meio de crônicas cotidianas, ensaios críticos ou ficções que misturam filosofia e aventura. A linguagem varia do didático ao poético, com um ritmo que ora é contemplativo, ora mais tenso e envolvente. Há obras que abordam temas sociais e psicológicos com uma abordagem direta e outras que se entregam à fantasia e à mitologia, criando contrastes que enriquecem a experiência do leitor.
