
Título: A arte excêntrica dos goleiros
Autor: Lourenço Cazarré
Sinopse: As sete primeiras histórias nos falam de pessoas comuns: o engenheiro sonhador que é demitido pelos atrasos freqüentes no trabalho; o jornalista decadente que narra a maior reportagem de sua carreira; o estranho sujeito que irrompe num bar numa noite de chuva; os pensamentos desencontrados do atleta que foi abandonado pela esposa; a mulher que anota sistematicamente todos os seus sonhos; a dona do bar falastrona que tem uma grande surpresa num fim de noite; e o velho goleiro que relata a primeira partida de futebol a que assistiu. O conto que dá título ao livro demarca a transição. Nos demais contos, os protagonistas são artistas ou intelectuais: a escultora que fabrica gigantes de ferro para se defender da banalidade do cotidiano; o crítico de arte que consola seu amigo moribundo lendo para ele trechos do livro de Jó; o macabro ritual do homem que é apaixonado pela literatura russa; o professor de dramaturgia que um dia se vê impedido de deixar seu apartamento; a tragicomédia de um escritor que, para ser lido, aceita o desatinado conselho de seu amigo publicitário; um artesão que vê os bonecos que criou encenando um drama diante dos seus olhos; e, por fim, alguém que se denomina o narrador nos apresenta um flagrante perturbador do cotidiano de uma grande cidade. Sobre o Autor Nascido em Pelotas, RS, em 1953, Lourenço Cazarré é teatrólogo e autor de mais de 40 livros, entre novelas juvenis, livros de contos e romances.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A arte excêntrica dos goleiros”, de Lourenço Cazarré, publicado pela editora LGE, em 2004 e com 134 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: LGE
Páginas: 134
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788572381352
Sobre a editora
Os livros da editora LGE apresentam uma variedade que vai do lirismo sensorial à narrativa histórica e à reflexão filosófica, criando uma experiência de leitura que alterna entre o poético e o concreto. O ritmo pode ser tanto contemplativo, como nas descrições detalhadas de ambientes e sentimentos, quanto tenso e urgente, especialmente em relatos de conflitos e situações extremas. Muitas obras exploram a interioridade dos personagens, seja em jornadas emocionais ou em processos de autoconhecimento, enquanto outras se dedicam a reconstruir momentos históricos ou a apresentar narrativas fantásticas e mitológicas. O catálogo sugere um equilíbrio entre textos mais narrativos e outros com tom didático ou reflexivo, contemplando leitores que buscam tanto histórias envolventes quanto conteúdos que provoquem pensamento crítico.
