Sinopse: A história de uma boca que gostava de gritar muito e tinha problemas com a vizinhança é o ponto de partida para, de uma forma leve e divertida, estimular a reflexão sobre o excesso de barulho e os seus efeitos em quem vive à nossa volta.
Didáticos / Técnico / Infantil / Infantojuvenil
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A boca que gritava demais”, de Rita Vilela, publicado pela editora Pharos, em 2016 e com 16 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Rita Vilela alterna entre mundos imaginativos e situações cotidianas, com um ritmo que varia do contemplativo ao lúdico. Em algumas obras, o leitor é conduzido por narrativas de fantasia onde conflitos e alianças entre personagens criam uma tensão que mistura esperança e incerteza. Em outras, a prosa se torna leve e didática, com um tom acessível e acolhedor, voltado para crianças e suas descobertas emocionais e sociais. A experiência é marcada por um equilíbrio entre a fantasia e a reflexão prática, convidando a uma participação ativa do leitor, seja no enfrentamento de desafios ou na construção de valores. Os livros de Rita Vilela exploram temas como união, princípios, emoções e escolhas, sempre com uma abordagem que estimula o pensamento e a empatia.