
Título: A Carruagem da Morte
Autor: Maupassant
Sinopse: Pela primeira vez descoberto e publicado, Bryan Maupassant, autor desconhecido – ou não – e oculto em sua máscara de mistério, envolto em seu anônimo manto, abrindo o portal do inferno que desnuda seu negro espírito de escrita branca, diante da inquieta literatura que liberta fantasmas e acorrenta leitores. Bryan Maupassant dá o primeiro impulso para que o leitor invada a sua fornalha de palavras que incendeiam os olhos, perturbam a mente e estremecem os ossos. A morte, para ele, é o grande sentido da vida. E da criação. Das inúmeras teorias científicas e místicas que tentam justificar o que é morrer – rótulo criado para nomear o que não conhecemos e nos atormenta – Bryan mostra, através de suas histórias, o difícil linear entre as fronteiras que dividem a loucura da razão, a realidade da ilusão, a verdade do mito, a vida da morte. A mesma morte que – provavelmente – jamais conseguiremos entender. Em torno de seu ocultismo, Bryan faz questionar o anonimato, causando a inquiridora pergunta de quem ele realmente é – e ao mesmo respondendo por si: atrás de todo ser inexiste de verdade, existe alguém de mentira. Suas páginas arrastam para jornadas subterrâneas – como Ades, o deus do inferno, passeando em sua carruagem ao encontro de Perséfone, sua rainha – provocando infinitas especulações e assombrações que brotam feito ervas daninhas no imaginário, conscientizando-nos de que um dia todos morrerão, mesmo que isso apavore ou seja indecifrável. A Carruagem da morte é o primeiro de uma série de oito livros e o gênero é a literatura de horror.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Carruagem da Morte”, de Maupassant, publicado pela editora Giostri, em 2011 e com 166 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Giostri
Páginas: 166
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8560157387
ISBN13: 9788560157389
Sobre a editora
Os livros da editora Giostri convidam o leitor a navegar entre universos diversos, que vão do íntimo das relações humanas à fantasia carregada de magia, passando por reflexões sociais e políticas. A experiência de leitura costuma alternar entre narrativas densas e poéticas, dramas pessoais e coletivos, e obras que exploram o cotidiano com seus conflitos e sutilezas. O catálogo revela uma predileção por histórias que mesclam emoção e análise, ora com um tom mais lírico e introspectivo, ora com uma abordagem crítica e engajada. A variedade temática é acompanhada por um ritmo que pode ser tanto contemplativo quanto tenso, sempre com personagens que enfrentam dilemas profundos ou situações de transformação.
