
Título: A Coisa Não-Deus
Autor: Alexandre Soares Silva
Sinopse: "O paraíso não é um estado de espírito. É um lugar. Se você der dois passos pra fora, está fora; se der dois passos pra dentro, está dentro. Uma vez lá dentro, você pode pisar à vontade na grama, pode dar cambalhotas, pode até se machucar dando cambalhotas, porque o chão não é de ectoplasma, não é de nenhuma espécie mística de fog, não é de gelatina amorfa; é matéria, pura e sólida e dura matéria. Mesmo os Anjos são matéria. Se você perguntar a eles se acreditam em algo que não seja matéria, eles vão rir da sua cara. Logo, eles não só são matéria, como são materialistas; e não só são materialistas, como são ateus." --- O que faria de Júlio Dapunt um ser diferente de todo o resto da humanidade? Diferente de todos os homens e mulheres nascidos desde as origens dos tempos, em todos os cantos da terra? Para descobrir isso o narrador desta deslumbrante história é levado até o céu por um anjo de grandes asas coloridas. "Mas, antes, o anjo que me carregava decidiu passar em casa para refrescar e tomar banho... - E Deus? - perguntei à queima-roupa - Vocês têm notícias de Deus? Ele fez uma cara que me pareceu, absurdamente, de nojo. - Nunca vi mais gordo." Mas talvez Júlio Dapunt, afinal, fosse Deus. Por isso, é preciso ter cuidado. "E sobretudo se você é muito jovem e decidiu que não vai mais prestar aquele vestibular para odonto ou direito ou engenharia mecatrônica, que vai ser um invocador de anjos ou um explorador de paraísos e infernos, não diga a ninguém que teve a idéia lendo isto..."
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Coisa Não-Deus”, de Alexandre Soares Silva, publicado pela editora Beca, em 2000 e com 162 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Beca
Páginas: 162
Ano: 2000
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8587256157
ISBN13: 9788587256157
Sobre a editora
Os livros da editora BECA apresentam um olhar atento a narrativas que cruzam história, cultura e experiências humanas sob diferentes perspectivas. O catálogo revela obras que transitam entre o ensaio fotográfico, a biografia crítica e a investigação histórica, muitas vezes com um tom reflexivo e denso. Há uma presença marcante de temas ligados à memória social, às resistências culturais e a personagens que desafiam estruturas estabelecidas. A leitura tende a ser envolvente, ora mais descritiva e visual, como em relatos sobre paisagens e objetos, ora mais discursiva e analítica, como em discussões sobre poder, heresias e processos históricos complexos. O material de apresentação indica um interesse por textos que exploram tanto o cotidiano quanto o simbólico, com ritmo que pode variar do contemplativo ao tenso.
