
Título: A economia do direito e da lei: uma introdução
Autor: Cento Veljanovski
Sinopse: O Dr. Veljanovski apresenta os aspectos econômicos da análise da lei a advogados e economistas, mostrando-lhes o quadro referencial em que se fundamentam tanto a substância como os procedimentos da lei. Referindo-se às diferentes áreas do direito – direito criminal, direito consuetudinário, regulamentação e processo judiciário – o autor explica a aplicação da economia nesses campos, e o faz de maneira não-técnica. O livro contém abundante referência à crescente literatura sobre a economia da lei e do direito.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A economia do direito e da lei: uma introdução”, de Cento Veljanovski, publicado pela editora Instituto Liberal, em 1994 e com 121 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Instituto Liberal
Páginas: 121
Ano: 1994
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8585054352
ISBN13: 9788585054359
Sobre a editora
Os livros da editora Instituto Liberal costumam abordar questões econômicas, políticas e sociais sob uma ótica crítica e analítica, frequentemente centrada em conceitos liberais e na defesa da liberdade individual. A leitura tende a ser densa, com linguagem que privilegia o pensamento argumentativo e o rigor conceitual, exigindo atenção para acompanhar debates sobre o papel do Estado, regulação, mercado e democracia. O catálogo sugere um público interessado em reflexões sobre economia política, ética do Estado mínimo e os limites da intervenção governamental, com textos que dialogam tanto com teoria quanto com questões práticas contemporâneas. Há obras que exploram desde análises históricas e filosóficas até estudos técnicos, indicando um equilíbrio entre abordagens mais narrativas e outras mais informativas e ensaísticas.
