
Título: A Freira no Subterrâneo
Autor: Camilo Castelo Branco
Sinopse: Abriam as celas para um vasto corredor. Em cada porta via-se a imagem do santo ou santa cujo nome apadrinhava as freiras. O nome com que saíram de suas famílias esquecera, fora absorvido no outro. Com renunciarem ao século, haviam também abjurado nome de mãe, de pai e de irmãos: era mister que tudo se renovasse, que tudo morresse, para renascer sob outro aspeto. Nenhuma dessas portas tinha chave, para que a toda a hora a prelada e mestra de noviças inspecionassem o dormir de suas filhas em Jesus Cristo.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Freira no Subterrâneo”, de Camilo Castelo Branco, publicado pela editora Edições Vercial, em 2012 e com 198 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edições Vercial
Páginas: 198
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9897000518
ISBN13: 9789897000515
Sobre a editora
Os livros da editora Edições Vercial costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor crítico e atenção à tradição literária portuguesa e ibérica. O catálogo privilegia obras que exploram temas históricos, sociais e literários com uma linguagem que varia entre o ensaio acadêmico e a narrativa poética ou dramática. A leitura desses livros frequentemente envolve uma imersão em contextos culturais e históricos detalhados, com textos que vão do tom reflexivo e didático ao humor sutil e à crítica social. Há uma presença marcante de obras que abordam a literatura clássica, a história municipal e a poesia cultista, o que sugere um público interessado em aprofundar conhecimentos e refletir sobre a cultura lusófona. O ritmo das obras pode ser mais contemplativo, com foco em análises e descrições cuidadosas, ou mais dinâmico, como nas peças teatrais que apresentam conflitos sociais e familiares.
