
Título: A Imaginação Profética
Autor: Walter Brueggemann
Sinopse: A Imaginação profética traz uma grande contribuição para se entender a atividade profética. Walter Brueggemann desenvolve a tese de que a função do profeta é alimentar, nutrir e evocar uma consciência alternativa em relação â consciência da cultura dominante que nos envolve. Mostra que a atividade profética não se relaciona primeiramente com uma crise pública específica e temporária, mas, antes de tudo, com a situação dominante que se fossilizou e endureceu, domesticando qualquer possibilidade de alternativa. Essa consciência, que o profeta alimenta, nutre e evoca, possibilita: a) uma crítica desmanteladora da consciência dominante e a consequente rejeição e desligitimação da ordem estabelecida; b) uma ativação de pessoas e comunidades rumo a uma nova situação, para a qual podem mover-se, em base ás promessas. E Jesus de Nazaré é a plenitude e a quinta-essência dessa tradição profética.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Imaginação Profética”, de Walter Brueggemann, publicado pela editora Paulinas, em 1983 e com 150 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Paulinas
Páginas: 150
Ano: 1983
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Paulinas costumam apresentar uma linguagem acessível e um cuidado especial com a clareza, seja na releitura contemporânea de textos sagrados ou na abordagem de temas espirituais e sociais. A experiência de leitura frequentemente convida a uma reflexão profunda sobre fé, promoção humana e transformação pessoal, com narrativas que transitam entre o didático e o poético. O catálogo inclui obras que dialogam com públicos variados, desde crianças e jovens até adultos interessados em catequese, espiritualidade e questões sociais, sempre com um tom que mescla simplicidade e profundidade. A diversidade editorial se manifesta em textos que vão do relato pessoal e histórico a propostas pedagógicas e à literatura infantojuvenil, com um ritmo que pode ser tanto contemplativo quanto narrativo.
