Sinopse: Amy Winehouse ou Janis Joplin? O que diabos quer dizer kelvi? O que passou pela cabeça de Paul McCartney, aos 64 anos, quando pensou na canção “when I’m sixty-four”?
Essas e outras crônicas ilustram o novo livro do escritor carioca Marcio Paschoal, “A Maconha está bêbada e outras crônicas”
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Maconha Está Bêbada e Outras Crônicas”, de Marcio Paschoal, publicado pela editora Mirabolante, em 2009 e com 256 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Márcio Paschoal é marcada por uma mistura de humor sutil e ironia que se entrelaça com temas densos e humanos, como identidade, arte e conflitos íntimos. A prosa varia entre o envolvimento emocional de personagens multifacetados e a leveza de narrativas que brincam com a metalinguagem e a ficção dentro da ficção. Em alguns momentos, o ritmo é mais contemplativo, convidando a reflexão sobre a condição humana, enquanto em outros, a tensão surge de situações inesperadas e surpresas narrativas. O autor costuma explorar personagens que vivem à margem ou em transição, revelando suas contradições com uma voz que ora é próxima e íntima, ora distante e irônica. A experiência de leitura é, portanto, um convite a navegar entre o real e o imaginado, o trágico e o cômico, com um olhar atento às nuances da existência.