
Título: A Marca do Z. A Vida e os Tempos do Editor Jorge Zahar
Autor: Paulo Roberto Pires De Oliveira
Sinopse: Um importante capítulo na história do mundo dos livros no Brasil A marca do Z é mais que o perfil de um grande editor. A vida de Jorge Zahar se confunde com a história das ideias no Brasil no século XX. Livreiro que se tornou editor, inaugurou entre nós a edição profissional de ciências humanas, colaborando decisivamente para a formação de sucessivas gerações de leitores. Autodidata que amava poesia, música e cinema, Jorge Zahar gostava de dizer que editor não é necessariamente um intelectual, mas alguém sensível ao fenômeno cultural. E isso ele soube ser como poucos na dedicação apaixonada ao catálogo que construiu. Do primeiro título publicado, Manual de sociologia, em 1957, às coleções inovadoras e às obras de referência nos anos 1990, lançou quase 2 mil títulos, que deram ao leitor brasileiro informação e formação nas mais diversas áreas - psicanálise, sociologia, música, antropologia, história, cinema, filosofia, política, economia, ciências, teatro... Com sua formidável antena para clássicos e contemporâneos, "revelou" Jacques Lacan ao público brasileiro e transformou em best-seller História da riqueza do homem, de Leo Huberman, que considerava o livro de sua vida. Na impressionante lista de autores que publicou estão Freud, Marx, Mircea Eliade, Althusser, Erich Fromm, Fernando Henrique Cardoso, Garcia-Roza, Bertrand Russell, Norbert Elias, Gilberto Velho, Eisenstein, Zizek e Bauman. Escrito por Paulo Roberto Pires de forma afetuosa e pesquisado com minúcia, este livro revela também que a atuação intelectual de Jorge Zahar esteve sempre ligada à sua herança afetiva. Com os amigos fundamentais Ênio Silveira e Paulo Francis manteve décadas de íntima cumplicidade, atravessada por momentos dramáticos nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 1964.
Contexto da obra
Na crítica literária, livros como este costumam ampliar a leitura de autores, obras e tradições. “A Marca do Z. A Vida e os Tempos do Editor Jorge Zahar”, de Paulo Roberto Pires De Oliveira, publicado pela editora Zahar, em 2017 e com 296 páginas, integra a categoria Livros de Crítica Literária. Na prática, isso ajuda a situar o livro como apoio valioso para quem quer ler obras e autores com mais contexto.
Editora: Zahar
Páginas: 296
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8537817139
ISBN13: 9788537817131
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,527
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,10
Sobre a editora
Os livros da editora Zahar costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico com uma linguagem acessível, mesmo em temas complexos como filosofia, psicanálise e história. O catálogo revela uma predileção por obras que exploram o pensamento crítico e reflexivo, abordando desde biografias detalhadas e ensaios filosóficos até análises sociais e culturais. A narrativa frequentemente se apoia em investigações profundas, com ritmo que varia entre o didático e o contemplativo, convidando o leitor a um mergulho atento e prolongado em temas que vão da modernidade líquida às raízes do pensamento social. A diversidade do material indica que há tanto textos mais densos e conceituais quanto obras que privilegiam a clareza e a objetividade, sem perder a complexidade dos assuntos tratados.
