
Título: A melhor seleção do mundo
Autor: João Carlos Assumpção
Sinopse: Este livro é uma reunião de eventos históricos sobre a Seleção Brasileira, contados por dois jornalistas espirituosos conhecedores do assunto, João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky. A ilustração, que foge do lugar-comum, é elegante e magistralmente realizada por Gustavo Rosa, um dos expoentes da arte plástica contemporânea, em tom caricatural e bem-humorado. Descreve esta "senhora" de 96 anos, pentacampeã, que mesmo quando não levou o título em 1982, continuou a ser a melhor do mundo, com o seu futebol-arte. Traz também curiosidades sobre muitos artistas do futebol, que encantaram o planeta e fizeram desse esporte uma paixão nacional.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A melhor seleção do mundo”, de João Carlos Assumpção, publicado pela editora Brasiliense, em 2010 e com 40 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Brasiliense
Páginas: 40
Ano: 2010
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8511001689
ISBN13: 9788511001686
Sobre a editora
Os livros da editora BRASILIENSE convidam a uma imersão em temas históricos, sociais e culturais com abordagem analítica e narrativa densa. O catálogo privilegia obras que exploram desde a formação das cidades e sistemas econômicos até movimentos sociais e transformações políticas, sempre com um olhar crítico e fundamentado. A leitura costuma exigir atenção aos processos históricos e sociais, com textos que mesclam didatismo e reflexão, abordando desde o feudalismo até a industrialização e lutas operárias. Há também espaço para narrativas que exploram memórias pessoais e coletivas, às vezes com um tom mais intimista ou literário, o que indica uma diversidade que vai do ensaio histórico ao relato ficcional e poético.
