
Título: A METAFORA OPACA: CINEMA, MITO, SONHO E INTERPRETAÇAO
Autor: Franklin Goldgrub
Sinopse: O autor propõe validar a afirmação de que o método de Freud para a interpretação dos sonhos pode ser aplicado a qualquer conteúdo, e demonstrar que ela é válida para associações livres de base onírica e não onírica, mitos e filmes.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A METAFORA OPACA: CINEMA, MITO, SONHO E INTERPRETAÇAO”, de Franklin Goldgrub, publicado pela editora Casa do Psicólogo, em 2004 e com 293 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Casa do Psicólogo
Páginas: 293
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8573963603
ISBN13: 9788573963601
Sobre a editora
Os livros da editora Casa do Psicólogo convidam a uma imersão em temáticas ligadas à psicologia, psicanálise e áreas afins, com foco em aprofundamento clínico, social e educacional. A experiência de leitura costuma ser marcada por um tom reflexivo e didático, que privilegia o diálogo entre teoria e prática, seja na análise de casos, na discussão de conceitos ou na apresentação de pesquisas. O catálogo indica um interesse por temas como saúde mental, desenvolvimento humano, processos psicoterápicos, além de questões sociais contemporâneas, como vulnerabilidade juvenil e relações de gênero. Há obras que equilibram abordagens mais técnicas com outras que exploram narrativas e relatos clínicos, criando um ritmo que pode ser tanto denso quanto acessível.
