
Título: A Outra Mão Invisível
Autor: Grand Le
Sinopse: Segundo Julian Le Grand, os governos gastam somas avultadas do dinheiro público em serviços públicos como a saúde, a educação e a assistência social e, mesmo assim, os serviços realmente prestados são muitas vezes de baixa qualidade, geridos de forma ineficiente, incapazes de responder às necessidades dos seus utentes e injustos na sua distribuição. Neste livro, a autora defende que a melhor solução é oferecer escolhas aos utentes e encorajar a concorrência entre os prestadores de serviços. Le Grand vem de completar um período como conselheiro político ao mais alto nível no governo britânico, o que lhe permitiu reunir provas para apoiar o seu trabalho teórico anterior e experimentar a realidade política de colocar em prática a teoria sobre políticas públicas. Analisa quatro formas de prestar serviços públicos: • Confiança; • Gestão de objectivos e desempenho; • “Voz”; • Escolha e concorrência Defende ainda que, embora todos tenham os seus méritos, na maioria das situações as políticas assentes no alargamento das escolhas e da concorrência entre prestadores são as que têm o maior potencial para prestar serviços de alta qualidade, eficientes, com capacidade de resposta e equitativos.
Contexto da obra
Na área de Administração, livros como este costumam se ligar a gestão, estratégia e aplicação prática. “A Outra Mão Invisível”, de Grand Le, publicado pela editora Actual, em 2010 e com 184 páginas, integra a categoria Livros de Administração. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre leituras mais conceituais e leituras mais voltadas à ação.
Editora: Actual
Páginas: 184
Ano: 2010
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 9898101954
ISBN13: 9789898101952
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,300
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,13
Sobre a editora
Os livros da editora Actual oferecem uma experiência de leitura que privilegia o conhecimento aplicado e a reflexão crítica, com foco em temas como economia, gestão, desenvolvimento pessoal e ciências sociais. As obras costumam apresentar uma linguagem acessível, mesmo quando abordam conceitos complexos, e frequentemente combinam teoria com exemplos práticos ou estudos de caso. O catálogo sugere um equilíbrio entre textos mais analíticos, como análises econômicas e jurídicas, e outros de caráter mais motivacional ou orientado para o autodesenvolvimento, com ritmo didático e tom direto. A Actual parece atender a leitores interessados em aprofundar sua compreensão sobre o funcionamento do mundo contemporâneo, desde o ambiente corporativo até desafios sociais e pessoais.
