Sinopse: Era uma vez uma bruxinha que tinha 127 anos, o que não é muito para uma bruxa. Ela morava numa casinha solitária bem no meio da floresta.
A bruxinha tinha um corvo que sabia falar. Era o corvo Abraxas. Além de grasnar "bom dia " e "boa noite", como qualquer corvo normal que aprendeu a falar, ele sabia dizer tudo o mais.
Cerca de seis horas por dia a bruxinha passava treinando bruxarias. Fazer bruxaria não é fácil.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Pequena Bruxa”, de Otfried Preußler, publicado pela editora Martin Fontes, em 1997 e com 141 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Otfried Preußler é um convite para um universo onde o mistério e a magia se entrelaçam com simplicidade e emoção. A prosa clara e direta cria imagens vívidas, que oscilam entre o encantamento infantil e reflexões sobre liberdade e coragem. As narrativas apresentam um ritmo que equilibra aventura e momentos de contemplação, mantendo o leitor atento às transformações dos personagens, muitas vezes jovens em busca de identidade e pertencimento. Há uma leveza que não dispensa a tensão, especialmente quando o sobrenatural se mistura ao cotidiano, despertando tanto o espanto quanto o afeto. Em geral, os livros de Otfried Preußler exploram temas universais por meio de histórias acessíveis, com um tom que varia entre o divertido e o dramático, sempre com personagens que cativam pela humanidade e pela fantasia.