
Título: A princesa Francisca de Joinville
Autor: Sonia Beatriz Cabral
Sinopse: Laurinha gosta muito de contos de fada e imagina que a vida de uma princesa seria cheia de glamour, como nas histórias que contam os livros. Um dia conheceu a história real da princesa brasileira Francisca, filha de D. Leopoldina e D. Pedro I, e descobriu que a vida das princesas era bem diferente das histórias inventadas que conhecia. Pesquisando com uma grande curiosidade, descobriu que Francisca, aos cinco anos, ficou órfã de mãe e que anos mais tarde seu pai, D. Pedro I, precisou retornar para a Europa, onde se tornou rei de Portugal. A princesa e seus irmãos, entretanto, permaneceram no Rio de Janeiro, separados do pai, levando uma vida muito reclusa e simples na corte que foi considerada a mais triste do mundo. Seu destino mudou quando o príncipe francês Francisco Fernando veio de Caravela para o Rio de Janeiro para casar-se e levar Francisca para morar em Paris. Novos desafios surgiram na vida da bela e inteligente princesa Francisca. Será que ela conseguiu se adaptar à corte francesa? Será que o casamento dos príncipes teve um final feliz? Descubra com Laurinha que caminhos seguiram a jovem princesa brasileira e seu consorte francês.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A princesa Francisca de Joinville”, de Sonia Beatriz Cabral, publicado pela editora Simplíssimo, em 2022 e com 33 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Simplíssimo
Páginas: 33
Ano: 2022
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Simplíssimo apresentam uma variedade notável de temas que transitam entre história regional, fantasia épica, educação e reflexões filosóficas. A leitura frequentemente envolve narrativas densas, como relatos históricos detalhados sobre movimentos sociais locais, ou crônicas fantásticas que exploram mundos místicos e conflitos heroicos. Há também obras que se dedicam a guias práticos e manuais, voltados para públicos específicos, como cantores líricos ou aspirantes a cargos públicos. O tom varia do didático e analítico ao inspirador e contemplativo, com textos que convidam à reflexão crítica e à expansão do conhecimento. No catálogo, é possível perceber um equilíbrio entre obras mais narrativas, como romances e crônicas, e outras de caráter informativo e formativo, como manuais e coletâneas de ensaios.
