
Título: A proclamação da república
Autor: José Enio Casalecchi
Sinopse: Em carta a Dom Pedro II, Deodoro da Fonseca justificou a Proclamação da República como a mais nobre reação do caráter nacional contra a violação e corrupção de todas as leis pelo antigo ministério e contra a sistemática de atentados desferidos ao Exército. Assim, apoiados na força e organização do Exército, nas descontentes classes médias urbanas e em aliança com os “novos grupos” de latifundiários, os militares destituíram velhas oligarquias e assumiram o poder político.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A proclamação da república”, de José Enio Casalecchi, publicado pela editora Brasiliense, em 1981 e com 108 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Brasiliense
Páginas: 108
Ano: 1981
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8511020187
ISBN13: 9788511020182
Sobre a editora
Os livros da editora BRASILIENSE convidam a uma imersão em temas históricos, sociais e culturais com abordagem analítica e narrativa densa. O catálogo privilegia obras que exploram desde a formação das cidades e sistemas econômicos até movimentos sociais e transformações políticas, sempre com um olhar crítico e fundamentado. A leitura costuma exigir atenção aos processos históricos e sociais, com textos que mesclam didatismo e reflexão, abordando desde o feudalismo até a industrialização e lutas operárias. Há também espaço para narrativas que exploram memórias pessoais e coletivas, às vezes com um tom mais intimista ou literário, o que indica uma diversidade que vai do ensaio histórico ao relato ficcional e poético.
