
Título: A Psicologia e os Desafios da Prática Educativa
Autor: Sônia de Cunha Urt
Sinopse: Este livro contém artigos de profissionais de educação de diversas instituições que, durante os anos de 2003 e 2004, realizaram trabalhos junto ao GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação). O GEPPE é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFMS, através da Linha de Pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente e vem estudando desde sua criação, em 1999, a relação entre Psicologia e Educação baseada em uma leitura crítica da sociedade, que vê o homem como ser concreto inserido em momentos históricos específicos.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Psicologia e os Desafios da Prática Educativa”, de Sônia de Cunha Urt, publicado pela editora UFMS, em 2005 e com 392 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: UFMS
Páginas: 392
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8576130602
ISBN13: 9788576130604
Sobre a editora
Os livros da editora Ufms apresentam um recorte editorial que privilegia temas ligados à cultura regional, história política e estudos acadêmicos aprofundados. A experiência de leitura frequentemente envolve um mergulho em análises detalhadas, como as que abordam a formação política do Mato Grosso do Sul, ou investigações sobre ecossistemas locais, como o Pantanal e suas espécies. O tom varia entre o mais narrativo, quando trata de relatos históricos e culturais, e o didático, especialmente em obras que dialogam com a educação e a pesquisa acadêmica. O catálogo sugere uma preferência por textos que combinam rigor documental com uma linguagem acessível ao público interessado em conhecimento regional e científico.
