
Título: A Questão Nacional e a Antropologia Espanhola
Autor: Aleny Terezinha Gomes Duarte
Sinopse: Este trabalho é fruto de uma compilação de memórias. Memórias a partir de cenas registradas, somadas às narrações dos meus pais, irmãos e tios, bem como de pessoas mais velhas, familiares, parentes, amigos, vizinhos e conhecidos. O texto é um romance vivido por meus pais. Uma história construída com base na realidade dos acontecimentos diários, mas com grande influência da visão que eu tinha a respeito deles. A narrativa apresenta acontecimentos reais com uma grande conotação amorosa, às vezes tristes e sofridas, outras alegres e bem divertidas, com diálogos emocionantes, construídos por meio da narrativa. Cada capítulo segue o tempo, o espaço e o dia a dia da família. O segundo, porém, é uma narração que até certo ponto caminha quase sem diálogo, são antecedentes da história de Julia e de seus familiares, construídos pelas narrações feitas pelos avós, tios, por pesquisas em livros de História e pelos meus pais. Fatos, como a tempestade — perdidas no mato —, formigões, o nascimento de uma criança em meio ao nada sem ninguém para ajudar, o cajá-manga caído na barranca do rio, a cadelinha picada por uma cobra, a partida para a cidade, entre outras narrações, foram escritos em um cenário livre e leve. Os detalhes da construção do texto valorizam o cotidiano de cada um, num cenário natural, onde a paisagem do cerrado ganha também o seu papel, bem como o clima, a fauna e a flora. O livro descreve a minha mãe como uma figura forte e doce, mas um pouco criança, teimosa, calada e distraída. As crianças eram felizes quando comiam e brincavam na natureza, desconhecendo os perigos da vida. O meu pai se mostra como um orientador otimista, contador de histórias encontrando em nós forças para driblar a vida pesada, não se deixando abater por quase nada, nem fome, nem dor, nem qualquer outra dificuldade, achando sempre um jeito para resolver tudo e reinventar seu modo de viver. As necessidades básicas, como a fome, foram presentes em nossas vidas, mas não foram motivo para desviarmos dos objetivos do meu pai — estudar, trabalhar, ser alguém honesto de caráter, dignidade, rico de espírito, alma e amor.
Contexto da obra
Na área de Família e Relacionamento, livros como este costumam ser lidos com um interesse mais direto e vivido. “A Questão Nacional e a Antropologia Espanhola”, de Aleny Terezinha Gomes Duarte, publicado pela editora Artêra Editorial, em 2022 e com 173 páginas, integra a categoria Livros de Família e Relacionamento. Esse contexto costuma ser útil para situar o livro entre reflexão, orientação e vida cotidiana.
Editora: Artêra Editorial
Páginas: 173
Ano: 2022
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6525023998
ISBN13: 9786525023991
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,270
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Artêra Editorial revela um catálogo que transita entre narrativas com forte apelo humano e obras de caráter prático e reflexivo. Há histórias que exploram trajetórias de vida marcadas por desafios sociais, como a busca por identidade, superação de adversidades e questionamentos existenciais, muitas vezes ambientadas em contextos brasileiros variados, do interior à cidade grande. Em paralelo, o material apresenta textos que dialogam com temas contemporâneos, como finanças pessoais, saúde, direitos e questões sociais, com linguagem acessível e tom didático. A diversidade do catálogo sugere obras que ora privilegiam o relato ficcional e emotivo, ora adotam abordagem informativa e analítica, atendendo a leitores que buscam tanto envolvimento narrativo quanto conhecimento aplicado.
