
Título: A (re)invenção dos direitos humanos
Autor: Joaquim Herrera Flores
Sinopse: O objetivo do pensador espanhol Joaquín Herrera Flores, na obra “A (re)invenção dos Direitos Humanos”, é traçar um novo caminho para que militantes e teóricos consigam fugir dos lugares comuns que o pensamento jurídico ocidental construiu em torno do tema. O primeiro lugar comum contra o qual se volta Herrera Flores é a idéia de que os Direitos Humanos já se encontram definitivamente consolidados no corpo de normas consagrado na Declaração Universal de 1948. Numa análise crítica dessa perspectiva, Herrera Flores insiste em que o Direito é apenas um dos muitos instrumentos dispostos na luta de emancipação e de acesso aos bens da vida, e que, mesmo a partir dessa ótica, deve ser permanentemente manejado em função dos interesses das maiorias excluídas. O segundo lugar comum é a pretensa universalidade dos Direitos Humanos, conceito impregnado da visão colonialista e ocidental dos formuladores da Declaração de 1948.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A (re)invenção dos direitos humanos”, de Joaquim Herrera Flores, publicado pela editora Fundação Boiteux, em 2009 e com 231 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Fundação Boiteux
Páginas: 231
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8578400127
ISBN13: 9788578400125
Sobre a editora
Os livros da editora Fundação Boiteux convidam o leitor a uma imersão crítica no campo do Direito, com frequentes incursões pela História e pela Filosofia jurídica. A experiência de leitura costuma ser densa, marcada por análises que problematizam conceitos tradicionais e revisitam origens históricas, como o direito penal na Antiguidade grega ou a formação das normas internacionais. O tom é predominantemente reflexivo e acadêmico, com textos que equilibram rigor teórico e acessibilidade, voltados principalmente a estudantes e pesquisadores. No catálogo, há obras que se debruçam tanto sobre fundamentos históricos quanto sobre debates contemporâneos, revelando um interesse por temas que vão da teoria dos direitos humanos às questões tributárias. A Fundação Boiteux, portanto, reúne obras que dialogam com leitores que buscam compreender o Direito em suas múltiplas dimensões e contextos.
