
Título: A Travessura de Casper Holmes
Autor: Chester Himes
Sinopse: A vida na prisão é uma das fontes mais ricas para a criação de novelas policiais. Ao menos assim foi para Chester Himes, um dos maiores novelistas negros dos Estados Unidos, atualmente muito lido em seu país e na Europa. O realismo selvagem de suas histórias, marcadas por uma combinaçõa única de violência, erotismo e humor, parece ter brotado dos sete anos que Himes viveu na Penitenciária Estadual de Ohio, cumprindo pena por assalto armado, durante os quais ele tornou-se escritor e publicou, em 1948, seu primeiro livro. Num estilo que chegou a ser comparado ao de Raymond Chandler, o célebre criador de Philip Marlowe, Chester Himes nos brinda em suas novelas com as gírias e gingas de dois dos maiores detetives "durões" de todos os tempos - Ed Caixão e Coveiro Jones - protagonistas das mais originais crônicas da turbulência racial americana.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Travessura de Casper Holmes”, de Chester Himes, publicado pela editora Brasiliense, em 1986 e com 220 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Brasiliense
Páginas: 220
Ano: 1986
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora BRASILIENSE convidam a uma imersão em temas históricos, sociais e culturais com abordagem analítica e narrativa densa. O catálogo privilegia obras que exploram desde a formação das cidades e sistemas econômicos até movimentos sociais e transformações políticas, sempre com um olhar crítico e fundamentado. A leitura costuma exigir atenção aos processos históricos e sociais, com textos que mesclam didatismo e reflexão, abordando desde o feudalismo até a industrialização e lutas operárias. Há também espaço para narrativas que exploram memórias pessoais e coletivas, às vezes com um tom mais intimista ou literário, o que indica uma diversidade que vai do ensaio histórico ao relato ficcional e poético.
