
Título: Acreditar Em Acreditar
Autor: Gianni Vattimo
Sinopse: O livro 'Acreditar em acreditar' apresenta os seguintes capítulos- Retorno; O retorno e a filosofia; Herança cristã e niilismo; Encarnação e secularização; Para além da violência da metafísica; Secularização- uma fé purificada?; A revelação continua; Cristianismo e modernidade; Desmistificação contra paradoxo- o sentido da kenosis; Desmistificar a moral; Desmistificar os dogmas; Secularização- o limite da caridade; Iluminismo reencontrado; Os conteúdos da fé; Parêntese- a 'questão moral'; Regressar onde?; Uma fé 'reduzida'; Secularização contra pensamento trágico; A razão e o salto; Que pena!; 'Post-scriptum'.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Acreditar Em Acreditar”, de Gianni Vattimo, publicado pela editora Relógio D'água, em 1998 e com 100 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Relógio D'água
Páginas: 100
Ano: 1998
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9727083765
ISBN13: 9789727083763
Sobre a editora
Os livros da editora Relógio D'Água apresentam uma leitura que mescla densidade intelectual e narrativa envolvente, transitando entre a poesia, a filosofia e a ficção literária com forte carga reflexiva. As obras frequentemente exploram tensões entre pensamento e ação, passado e presente, individual e coletivo, criando atmosferas que oscilam entre o íntimo e o universal. O ritmo das narrativas varia, podendo ser contemplativo e psicológico em alguns casos, ou marcado por conflitos morais e políticos em outros, sempre com uma linguagem que privilegia a precisão e a profundidade. O catálogo sugere uma atenção especial a temas como a condição humana, o poder, a memória e as contradições sociais, com textos que dialogam tanto com a tradição clássica quanto com questões contemporâneas.
