
Título: Água de Lastro e Bioinvasão
Autor: Souza de
Sinopse: Este livro fornece uma visão geral do problema da bioinvasão que vem ameaçando a biodiversidade global. Escrito por 27 pesquisadores o livro aborda o problema da água de lastro como um vetor de introdução de espécies, as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Programa GloBallast no Brasil, um experimento de tratamento da água de lastro, a invasão das espécies de bivalves Limnoperma fortunei e Corbicula nos rios brasileiros, casos de crustáceos introduzidos no litoral, os problemas causados pela introdução de micro e macroalgas no ambiente marinho, as invasões zooplanctônicas, o estudo de caso do bivalve Isognomon bicolor, o potencial que os cascos de navios e as plataformas de petróleo possuem para a introdução de espécies exóticas, a distribuição do mexilhão Perna perna no mundo relatando os casos de bioinvasão, a produção de metabólitos secundários pelas espécies marinhas introduzidas e, por fim, uma visão das técnicas que governam a aplicação de marcadores moleculares no rastreamento de espécies invasoras e no estudo da bioinvasão.
Contexto da obra
Na área de Ciências, livros como este costumam ganhar relevância por seu papel informativo e formativo. “Água de Lastro e Bioinvasão”, de Souza de, publicado pela editora Editora Interciência, em 2004 e com 226 páginas, integra a categoria Livros de Ciências. Na prática, isso ajuda a situar melhor a obra entre leitura formativa, consulta e apoio ao estudo.
Editora: Editora Interciência
Páginas: 226
Ano: 2004
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8571931003
ISBN13: 9788571931008
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,550
- Altura (cm): 25,00
- Largura (cm): 18,00
- Espessura (cm): 1,20
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Interciência oferecem uma leitura focada em temas científicos e técnicos, com ênfase em áreas como gestão do conhecimento, meio ambiente, engenharia e ciências exatas. O catálogo privilegia obras que apresentam metodologias aplicadas, análises detalhadas e revisões bibliográficas atualizadas, muitas vezes dirigidas a profissionais, acadêmicos e estudantes de pós-graduação. A linguagem costuma ser clara e didática, adequada para leitores que buscam aprofundamento técnico, com textos que equilibram explicações conceituais e exemplos práticos. Há um destaque para assuntos relacionados a políticas públicas, sustentabilidade, tecnologias emergentes e processos industriais, com obras que variam entre manuais práticos e estudos de caso. Em alguns títulos, o ritmo é mais informativo e analítico, enquanto em outros a abordagem é mais técnica e normativa, refletindo uma diversidade dentro do campo científico e tecnológico.
