
Título: Ainda São Supermadres?
Autor: Telles Valente
Sinopse: O livro “Ainda são Supermadres”? uma análise sobre a produção e a participação das deputadas da ALERJ de 2015 a 2020 tem como objetivo apresentar, a pesquisadores, alunos, acadêmicos, leitores interessados em política, os temas e as preferências das parlamentares, no âmbito das políticas públicas, apresentados durante os anos de 2015 a 2020 (11ª e 12ª legislaturas), discutindo o conceito de Supermadres, criado por Elsa Chaney (1979) e debatido por Bayer (2006), que traz a mudança de prioridades da política das legisladoras na América Latina, neste caso, demonstrando que elas legislam não só sobre “questões femininas” – educação e saúde –, mas também sobre “questões masculinas” – emprego, economia e agricultura. Mas esse comportamento ocorre ou não na ALERJ? Existe alguma correlação entre o tema do projeto e o gênero do(a) parlamentar? Há alguma correlação direta entre a formação e a ideologia partidária na produção legislativa dessas deputadas? Qual a posição ocupada internamente (na ALERJ) por essas parlamentares em Comissões e na Mesa Diretora? São posições de destaque ou não? As deputadas, com apenas um mandato, conseguem ter o mesmo prestígio que as deputadas mais antigas, ou a senioridade importa? Esses são alguns dos questionamentos levantados neste trabalho que compila 897 projetos de leis em tramitação e leis em vigor, de autoria e coautoria das deputadas, durante cinco anos nos temas de igualdade de direitos de mulheres, crianças e questões familiares, segurança pública, economia e tributos, agricultura, saúde, educação e trabalho e emprego. Os trabalhos de algumas Comissões Parlamentares de Inquérito, entre elas, a CPI do Feminicídio e demais Comissões Permanentes com temas correlacionados à pesquisa também foram consideradas, sendo cruciais para esta análise inédita.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “Ainda São Supermadres?”, de Telles Valente, publicado pela editora Appris, em 2023 e com 117 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: Appris
Páginas: 117
Ano: 2023
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6525045258
ISBN13: 9786525045252
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,167
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,80
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora APPRIS convidam a uma leitura que combina rigor acadêmico com um olhar atento às questões sociais, culturais e ambientais contemporâneas. A experiência de leitura frequentemente traz análises detalhadas sobre temas como educação especial, sustentabilidade, direitos indígenas e história social, sempre com um tom reflexivo e fundamentado em pesquisas sólidas. O catálogo reúne obras que transitam entre abordagens teóricas e relatos de campo, muitas vezes em contextos brasileiros ou latino-americanos, oferecendo ao leitor um contato direto com debates atuais e complexos. Em meio a esse cenário, há textos que exploram desde a filosofia e a psicanálise até a museologia e a comunicação, revelando uma diversidade que se equilibra entre o mais narrativo e o mais analítico.
