
Título: Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas
Autor: José Saramago
Sinopse: As últimas páginas escritas por José Saramago em uma edição especial, acrescida de ensaios de Roberto Saviano, Fernando Gómez Aguilera e Luiz Eduardo Soares. Ao falecer, em junho de 2010, José Saramago havia deixado um último projeto inconcluso em seu computador. Sob o título de Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas - um trecho retirado da obra Exortação da guerra, de Gil Vicente -, o prêmio Nobel português criava a história de Artur Paz Semedo, um homem comum que trabalha na fábrica de armas Produções Belona S. A. Paz Semedo é o funcionário exemplar que nunca questionou as ordens de seus superiores ou se angustiou com a finalidade dos artigos fabricados na empresa. Pelo contrário, sentia mesmo certo orgulho do renome da firma e ambicionava dirigir a área de armamentos pesados. Porém, sua mulher, Felícia, uma pacifista radical a ponto de alterar o seu primeiro nome, deixou-o por não suportar mais conviver com o ofício do marido. Há sinais por toda parte de que ele já não viverá com uma consciência tão tranquila. Nesta breve narrativa já se pode sentir toda a força e beleza típicas da obra de Saramago, que sem dúvida gestava ali um romance notável sobre a condição humana e a banalidade da violência. A presente edição póstuma traz ainda ensaios iluminadores de Fernando Gómez Aguilera, Roberto Saviano e Luiz Eduardo Soares – que prestam aqui uma espécie de homenagem a Saramago ao comentar as derradeiras páginas de um dos maiores autores da língua portuguesa.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas”, de José Saramago, publicado pela editora Editora Companhia das Letras, em 2014 e com 112 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora Companhia das Letras
Páginas: 112
Ano: 2014
Edição: 1
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9788543801704
ISBN13: 9788543801704
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Companhia das Letras apresentam uma leitura marcada pela diversidade temática e formal, com obras que transitam entre a literatura ficcional, o ensaio histórico e a reflexão cultural. O catálogo revela um interesse por narrativas que exploram tanto o cotidiano íntimo e regional, como nos contos que evocam o interior do Brasil, quanto grandes eventos históricos e sociais, como a Segunda Guerra e o sistema carcerário brasileiro. A linguagem varia do lirismo poético à prosa analítica, com textos que podem ser densos e eruditos ou acessíveis e coloquiais, como nos relatos pessoais e crônicas contemporâneas. Há uma atenção especial à construção do ambiente e à complexidade dos personagens, seja em histórias urbanas, rurais ou em contextos históricos, com um tom que ora é irônico, ora reflexivo, sempre buscando aprofundar a experiência do leitor.
