
Título: Antonio Fraga, Personagem de Si Mesmo
Autor: Maria Célia Barbosa Reis da Silva
Sinopse: Antônio Fraga é um personagem da Lapa e do Mangue, do Rio, do Brasil. Um escritor, poeta e dramaturgo fecundo que veio das camadas populares da sociedade, com pouca instrução formal, rabiscando poesias em guardanapos de mesa de botequim. Interlocutor de Mário Lago, Ledo Ivo, Mário de Andrade, Anísio Teixeira, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Maraes, Graciliano Ramos e outros intelectuais e artistas com que conviveu nas mesas do Café Nice e outros bares cariocas, Fraga viveu um longo auto-exílio na Baixada Fluminense (onde residiu durante décadas), até ser redescoberto por Zuenir Ventura, que o reapresentou ao público numa longa entrevista dada ao Jornal do Brasil em 1985. Agora, a escritora e pesquisadora Maria Célia Barbosa Reis da Silva traça sua história de vida e de literatura, num relato comovente e ao mesmo tempo decisivo para a compreensão da obra desse artista genial.
Contexto da obra
Na área de Cinema e Artes Performáticas, livros como este costumam ampliar repertório e leitura crítica. “Antonio Fraga, Personagem de Si Mesmo”, de Maria Célia Barbosa Reis da Silva, publicado pela editora Garamond, em 2011 e com 240 páginas, integra a categoria Livros de Cinema e Artes Performáticas. Esse contexto costuma ser útil para entender melhor o alcance formativo e interpretativo do livro.
Editora: Garamond
Páginas: 240
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8576171422
ISBN13: 9788576171423
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,270
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora GARAMOND apresentam um conjunto de obras que exploram com profundidade temas sociais, históricos e culturais, frequentemente a partir de perspectivas críticas e reflexivas. A experiência de leitura costuma ser marcada por narrativas densas, que abordam conflitos humanos complexos, como preconceitos, opressões e transformações sociais, além de análises detalhadas em áreas como história, política, meio ambiente e educação. O tom varia entre o ensaístico e o narrativo, com textos que vão do relato pessoal e biográfico a investigações coletivas e acadêmicas, sempre com uma linguagem que privilegia a clareza e o rigor. O catálogo da GARAMOND sugere um interesse por obras que dialogam com questões contemporâneas e históricas, muitas vezes com um recorte interdisciplinar e um olhar atento para as dinâmicas sociais brasileiras e latino-americanas.
