
Título: Arquivologia e Ciencia da Informacao
Autor: Fonseca Kahl
Sinopse: Até fins dos anos 1980, a informação não era considerada objeto privilegiado da arquivologia, mas, sim, uma consequência dos arquivos e dos documentos que os constituem. Para Maria Odila essa não percepção das relações interdisciplinares entre arquivologia e ciência da informação é instigante. A autora realiza nesta obra um estudo minucioso das relações interdisciplinares da ciência da informação e a arquivologia, a partir de suas delimitações como campo do conhecimento, dedicado à adoção de um novo modelo que desloca seu objeto do arquivo para a informação arquivística.
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “Arquivologia e Ciencia da Informacao”, de Fonseca Kahl, publicado pela editora Editora FGV, em 2008 e com 124 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: Editora FGV
Páginas: 124
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8522505039
ISBN13: 9788522505036
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,200
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 0,65
Sobre a editora
Os livros da editora Editora FGV oferecem uma leitura focada em temas ligados às ciências sociais, jurídicas e econômicas, com abordagens que privilegiam o rigor analítico e a clareza didática. A experiência de leitura costuma envolver textos que discutem políticas públicas, gestão, direito e economia, com frequência apoiados em pesquisas e dados empíricos. O tom varia entre o mais acadêmico e o acessível, especialmente em obras que fazem sínteses para estudantes e profissionais. O catálogo revela um interesse constante pela reflexão sobre o desenvolvimento do Brasil, a modernização das instituições e a complexidade das relações sociais e econômicas contemporâneas. Há obras que exploram desde fundamentos teóricos até aplicações práticas, como gestão de cooperativas ou análise de políticas públicas.
