
Título: As Fontes e os Princípios do Direito do Trabalho
Autor: Mariana dos Reis André Cruz Poli
Sinopse: Este trabalho traz à tona a abordagem sempre presente a respeito das fontes e princípios do Direito, no caso, do Direito do Trabalho. Não é possível restringir o ordenamento jurídico apenas aos diplomas legais a ele pertencentes. Mas, existe todo um conjunto de fatores e preceitos fundamentais que, apesar de nem sempre estarem literalmente contidos na norma escrita, são essenciais para o balizamento e formação desse ordenamento. Apesar de saber que, na prática, o ordenamento jurídico funciona como uma máquina que trabalha em conjunto com todas as suas engrenagens, buscando alcançar um fim, para fins didáticos foi realizada uma separação entre o Direito Comum e o Direito do Trabalho. Portanto, é feita uma análise das fontes e princípios que tangem os dois ramos e, posteriormente, se concentrou em abordar as fontes e os princípios que permeiam o Direito Trabalhista. Estudar as leis trabalhistas como um simples diploma legal é tarefa fácil, para a qual estão habilitados quase a totalidade dos juristas, porém, um olhar mais atento, que considere a efetividade como o centro da interpretação legal, não é atividade simples, e demanda maior sensibilidade jurídica, a qual enriquece a obra que é trazida a lume. É por isso que, primeiramente, será aprofundado o tema das fontes do Direito e sua presença no ordenamento jurídico, para depois serem abordadas as fontes existentes e específicas da seara trabalhista. Sobre o assunto dos princípios seguiu-se a mesma metodologia de estudo, ou seja, primeiramente foi feita uma análise dos princípios gerais, para depois adentrar nos princípios pertencentes ao Direito laboral. Neste estudo, portanto, você encontrará uma série de abordagens a respeito do tema que se propôs a estudar, principalmente ao que envolve as leis e preceitos justrabalhistas. Contudo, a obra apresentada não possui a pretensão de engessar os temas, tão pouco de colocar um ponto final nas reflexões apresentadas.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “As Fontes e os Princípios do Direito do Trabalho”, de Mariana dos Reis André Cruz Poli, publicado pela editora Uniasselvi, em 2018 e com 106 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Uniasselvi
Páginas: 106
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788553158072
Sobre a editora
Os livros da editora Uniasselvi convidam a uma experiência de leitura focada na construção de conhecimento prático e acadêmico, com ênfase em áreas como administração, educação, psicologia e ciências sociais aplicadas. O tom predominante é didático e informativo, voltado para o público acadêmico e profissional que busca aprofundar conceitos e processos em contextos contemporâneos. O ritmo das obras tende a ser claro e estruturado, facilitando o entendimento de temas complexos como economia, direito do trabalho, gestão de pessoas e metodologias quantitativas. As sinopses sugerem ainda uma preocupação em apresentar fundamentos teóricos aliados a aplicações práticas, com linguagem acessível e foco em preparar o leitor para desafios reais no mercado e na sociedade.
