
Título: As políticas públicas
Autor: Pierre Muller
Sinopse: Para entender o funcionamento das sociedades modernas é indispensável assimilar os processos a partir dos quais são formuladas e implementadas as políticas públicas. É uma condição mesmo para solidificar e agir nos regimes democráticos, uma vez que, iniciados no assunto, políticos, funcionários públicos, atores da sociedade civil poderão melhor compreender e transformar as ações públicas. Possibilitar o acesso, em língua portuguesa, a esta introdução ao estudo das políticas públicas do professor Pierre Muller constitui esforço para ampliar, no Brasil, a compreensão e a transformação do Estado em Ação. Somos enriquecidos com a abordagem de Muller não apenas pela qualidade de sua construção teórica sobre as políticas públicas, mas, de modo especial, pelo fato de o autor encarnar, no seu trabalho, o próprio encontro das tradições de pensamento estadunidense e europeia. Neste breve e rico livro agora traduzido para a língua portuguesa combinam-se as duas tradições tão caras à reflexão contemporânea sobre as políticas públicas no Brasil, permitindo-nos pensar a respeito da "boa pergunta" de pesquisa: como a transformação dos modos de ação do Estado, ao longo do século XX e principalmente após a influência da globalização, modificou seu lugar e seu papel nas sociedades modernas? Noutros dizeres: as políticas públicas mudam a política? Ou ainda: o que nos traz uma análise do fenômeno político não apenas a partir dos inputs (a competição eleitoral, as mobilizações sociais etc.), mas também dos outputs (a ação pública)? Não encontrará o leitor, aqui, conforme adverte o próprio Muller, resposta pronta e acabada para todas as questões que a análise das políticas traz à tona. Tampouco um catálogo de receitas prontas. A complexidade das políticas públicas e do seu estudo não permite semelhante pretensão. De todo modo, no livro, acharemos as questões que devem ser formuladas pelos pesquisadores e atores das políticas públicas, além de ferramental analítico para enfrentá-las.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “As políticas públicas”, de Pierre Muller, publicado pela editora Eduff, em 2018 e com 124 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: Eduff
Páginas: 124
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8522813329
ISBN13: 9788522813322
Sobre a editora
Os livros da editora Eduff convidam a uma imersão em temas que transitam entre história, cultura e ciências sociais, com leitura que oscila entre o rigor acadêmico e a clareza acessível. A experiência de leitura frequentemente envolve narrativas que exploram processos históricos, identidades culturais e questões sociais, muitas vezes com foco no Brasil, mas também com olhares transnacionais. O tom varia entre análises detalhadas e relatos que trazem um ritmo que equilibra densidade conceitual e fluidez, favorecendo tanto o leitor especializado quanto o público interessado em aprofundar conhecimentos. O catálogo sugere uma preferência por obras que dialogam com a pesquisa acadêmica, mas que não deixam de lado a dimensão humana e social dos temas tratados.
