Sinopse: Além de ser um dos melhores escritores europeus, Eça de Queiroz escreveu durante os anos em que serviu como cônsul na França, algumas das crônicas mais atraentes da história do jornalismo. Ecos de Paris, reúne escritos regularmente enviados pelo autor, para o jornal brasileiro Gazeta de Notícias, onde também colaboravam Machado de Assis, Oliveira Martins e Ramalho Ortigão, entre outros.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “As Razões do Coração e Uma Mulher como as Outras”, de Afrânio Peixoto, publicado pela editora Nova Aguilar S.A. - MEC, em 1976 e com 280 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de AFRANIO PEIXOTO traz um contraste entre ambientes ricos em detalhes e uma narrativa que evita o excesso ornamental, mantendo uma elegância simples e corrente. Seus textos transitam entre o bucólico do sertão e o cenário da alta sociedade carioca, oferecendo um equilíbrio entre o íntimo e o social, o regional e o universal. A prosa revela uma tensão sutil, ora marcada por episódios dramáticos intensos, como conflitos familiares, ora por uma observação contida dos costumes e paisagens. O ritmo pode variar, ora mais contemplativo em descrições de ambientes naturais, ora mais direto em narrativas de intrigas e paixões, sempre com uma construção que evita a prolixidade e privilegia a clareza. Essa diversidade faz com que o leitor se depare com perguntas sobre as relações humanas em contextos diversos, da vida rural aos círculos urbanos.