
Título: Atlas de Construção de Máquinas
Autor: D N RESHETOV
Sinopse: Inúmeras são as dificuldades de uma edição como esta em língua portuguesa. Animou-nos, contudo, o pioneirismo na área técnica e a previsão do imenso serviço que este Atlas de Engenharia Mecânica prestará aos engenheiros, projetistas e técnicos de todos os níveis, ao mesmo tempo em que se tornará uma obra indispensável de consulta nas Faculdades de Engenharia e nas Empresas de Projetos. No repertório bibliográfico de língua portuguesa é esta uma obra única elaborada por uma numerosa equipe de especialistas e que reúne uma vasta experiência no campo de projetos de máquinas. A forma em que são estudados e classificados os diferentes elementos de máquinas e os numerosos exemplos de aplicação práticapermitirãoque o consultor possa resolver rapidamente os problemas de projeto que surgirem ou, pelo menos, obter uma valiosa informação para resolvê-los com segurança. Entre os dados indicados neste livro figuram os de tolerâncias e ajustes para furos e eixos. Em alguns casos especiais nas mesmas folhas são incluídas as tabelas de valores correspondentes.Existem, entretanto, outros casos (algumas tolerâncias e ajustes, tolerâncias para ranhuras dechavetas, simbologia de acabamento superficial) cujos valores ou equivalências com normas ABNT ou ISO não são dados, supondo-se que quem usa este livro não terá dificuldades em encontrar os valores numéricos correspondentes, tratando-se de ajustes e tolerâncias de uso geral.Mesmo assim, julgamos oportuno incluir algumas tabelas, no fim do livro, que apesar de não serem completas, apresentam grande utilidade porqueai sãodados os valores das tolerâncias utilizadas neste Atlas. Incluímos também uma tabela com as tolerâncias referentes a ranhuras dechavetase outra tabela com as equivalências aproximadas dos acabamentos superficiais. Ao final desta obra são indicadas as abreviaturas empregadas.
Contexto da obra
Na área de Administração, livros como este costumam se ligar a gestão, estratégia e aplicação prática. “Atlas de Construção de Máquinas”, de D N RESHETOV, publicado pela editora HEMUS, em 1998 e com 452 páginas, integra a categoria Livros de Administração. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre leituras mais conceituais e leituras mais voltadas à ação.
Editora: HEMUS
Páginas: 452
Ano: 1998
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8528903427
ISBN13: 9788528903423
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,600
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,50
Sobre a editora
Os livros da editora Hemus apresentam uma leitura que transita entre o técnico e o narrativo, com títulos que exploram desde a história antiga e civilizações pré-colombianas até manuais detalhados de engenharia e mecânica. O catálogo revela um interesse por temas que exigem rigor e detalhamento, como projetos arquitetônicos, diagnósticos automotivos e processos industriais, mas também inclui obras que convidam à reflexão filosófica e à aventura literária. O ritmo das narrativas pode variar bastante, indo de textos densos e descritivos a abordagens mais diretas e didáticas, sempre com um foco claro na transmissão de conhecimento ou na reconstrução crítica de contextos históricos e culturais. Em meio a essa diversidade, a Hemus parece privilegiar leitores que buscam aprofundamento, seja em áreas técnicas ou em temas de história e cultura, com uma linguagem que valoriza a precisão e o conteúdo substancial.
