
Título: Bim Bom. A contradição sem conflitos de João Gilberto
Autor: Walter Garcia
Sinopse: Um trabalho musicológico e histórico sobre João Gilberto, sua formação e suas influências, bem como uma análise musical da canção que dá título ao livro, considerada como canção-manifesto da estética da Bossa Nova.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Bim Bom. A contradição sem conflitos de João Gilberto”, de Walter Garcia, publicado pela editora Paz e Terra, em 1998 e com 224 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Paz e Terra
Páginas: 224
Ano: 1998
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788521903437
Sobre a editora
Os livros da editora Paz e Terra costumam apresentar obras que exploram temas históricos, políticos e sociais com profundidade analítica e rigor documental. A experiência de leitura é marcada por textos que dialogam com a formação cultural e política, abordando desde revoluções e conflitos mundiais até reflexões sobre identidade nacional e processos educacionais. O tom varia entre o ensaístico e o narrativo, com obras que vão do relato histórico detalhado a análises críticas sobre democracia, economia e cultura. O catálogo sugere uma preocupação em conectar passado e presente, com um ritmo que privilegia o pensamento crítico e o entendimento dos processos sociais complexos.
