
Título: Breve Antología de Vanguardia
Autor: Vários Autores
Sinopse: Los movimientos de vanguardia, sugeridos en Europa a comienzos del siglo como programa estetico de oposicion a las normas hasta entonces vigentes, significaron una nueva manera de pensar y producir arte. Casi simultaneamente, los artistas americanos fundan en disientas regiones una vanguardia con signos propios: las raices negras, en la poesia de Guillen, el sustrato indigena, en la obra de Vallejo, la mitologia de los compadritos, en los primeros textos de Borges. Esta antologia reune algunas de las expresiones vanguardistas mas significativas de Latinoamerica, organizadas geografica y cronolog icamente, y por movimientos, para facilitar el abordaje de un lector no especializado. Se intercalan manifiestos y poemas, ya que ambos generos constituyen partes indisolubles de una misma actitud artistica: pronunciamiento teorico ante la sociedad y puesta en practica literaria. En este doble gesto contestatario, el lector joven encontrara rasgos que le son afines.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Breve Antología de Vanguardia”, de Vários Autores, publicado pela editora Sudamericana, em 2005 e com 198 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Sudamericana
Páginas: 198
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9789500711166
ISBN13: 9789500711166
Sobre a editora
Os livros da editora Sudamericana oferecem uma experiência de leitura que mescla narrativa literária com reflexão histórica e social, frequentemente ambientada em contextos latino-americanos marcados por exílio, memória e identidade. O catálogo apresenta obras que transitam entre o relato íntimo e o panorama coletivo, com textos que exploram desde a vida cotidiana até temas mais densos como a exclusão social e a luta por direitos. A linguagem varia entre o ensaístico e o ficcional, com um tom que pode ser ao mesmo tempo direto e poético. A diversidade do acervo indica que há títulos mais narrativos, como romances e crônicas, e outros com abordagem mais documental e crítica, como biografias e análises políticas.
