
Título: Cadernos do carcere - Vol. 1
Autor: Antônio Gramsci
Sinopse: Escritos por Gramsci no longo período em que esteve preso nos porões da ditadura fascista italiana, os cadernos constituem uma das obras mais importantes da teoria política deste século. Esta edição brasileira dos Cadernos do cárcere foi organizada por Carlos Nelson Coutinho, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento de Gramsci, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques, editor da revista eletrônica Gramsci e o Brasil, e de Marco Aurélio Nogueira, professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista. “Antonio Gramsci foi preso em 8 de novembro de 1926. Por ocasião do seu processo diante do Tribunal Especial para a Defesa do Estado, dezoito meses depois, o promotor fascista declarou: ‘Devemos impedir que esse cérebro funcione durante vinte anos.’ Na metade desse tempo, Gramsci — que morreu sem ter conquistado a plena liberdade, em 25 de abril de 1937, aos 46 anos — produziu uma obra que o distinguiria, mais tarde, como uma das figuras intelectuais mais importantes do século XX. Esta edição brasileira dos cadernos de Gramsci foi realizada com o máximo de cuidado. Ela tem a intenção de fazer com que o texto de Gramsci, notoriamente complexo em função do seu caráter fragmentário e incompleto, torne-se acessível ao leitor; mas, ao mesmo tempo, pretende fornecer a esse leitor uma visão clara da riqueza e da complexidade do projeto de pesquisa de investigação crítica multidirecional que Gramsci empreendeu na prisão, em oposição às forças reacionárias que pretendiam silenciá-lo.” - Joseph A. Buttigieg “Gramsci ajudou os marxistas a se libertassem do marxismo vulgar. A força do seu compromisso intelectual está no fato de que não se tratava de um compromisso puramente acadêmico. A práxis estimulava e fecundava sua teoria, até representar seu objetivo final. Somos gratos a Gramsci não só pelo permanente estímulo intelectual que ele representa, mas por nos ter ensinado que o esforço para transformar o mundo não só é compatível com o pensamento histórico original, sutil e de olhos abertos, mas que, sem ele, é um esforço impossível.” -Eric J. Hobsbawm
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Cadernos do carcere – Vol. 1”, de Antônio Gramsci, publicado pela editora Civilização Brasileira, em 2022 e com 490 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 490
Ano: 2022
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6558020246
ISBN13: 9786558020240
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,640
- Altura (cm): 22,50
- Largura (cm): 15,50
- Espessura (cm): 2,30
Sobre a editora
Os livros da editora Civilização Brasileira apresentam uma experiência de leitura que transita entre o rigor histórico, a análise social e a literatura de qualidade. O catálogo reúne obras que exploram desde a formação política e social do Brasil até reflexões filosóficas e ensaios críticos, muitas vezes com um viés marxista ou político, mas também com espaço para literatura e poesia. A diversidade temática inclui estudos detalhados sobre períodos históricos, biografias, e análises culturais, com textos que combinam densidade conceitual e linguagem acessível, favorecendo leitores interessados em aprofundar seu entendimento sobre o Brasil e o mundo. O tom dos livros varia entre o didático e o narrativo, com algumas obras adotando uma abordagem mais interpretativa e outras privilegiando a pesquisa documental.
